Anúncios

Um grande centro de alta pressão sobre o Atlântico Sul, a Leste do Rio Grande do Sul e do Uruguai, influencia as condições do tempo no estado gaúcho nesta quarta-feira com temperatura abaixo da média desta época do ano e ainda vento que sopra moderado com ocasionais rajadas no Leste gaúcho.


O centro de alta pressão, de acordo com as projeções dos modelos numéricos, vai estar na tarde de hoje a Leste da foz do Rio da Prata com pressão atmosférica central de 1.027 hPa, um valor alto para esta época do ano nas latitudes médias do continente.

O contraste de pressão e temperatura entre o continente e o oceano provoca vento moderado com rajadas em alguns momentos de Leste a Nordeste na costa gaúcha e no Norte da Lagoa dos Patos, incluindo a área de Porto Alegre, na tarde e noite desta terça. As rajadas ficam, em média, entre 40 km/h e 60 km/h.


A pressão atmosférica com ar quente no Norte da Argentina está em 999 hPa enquanto sobre o oceano aproxima-se de 1.030 hPa com ar mais frio. Este contraste térmico e de pressão atmosférica acaba por gerar o movimento do ar do ambiente mais frio para o mais quente pela densidade do ar, provocando o vento do sentido Leste.

A massa de ar mais frio associada ao centro de alta pressão trouxe mínimas baixas para dezembro hoje cedo. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram mínimas nesta terça no Rio Grande do Sul de 12,7ºC em São José dos Ausentes, 13,0ºC em Canguçu e 13,9ºC em Bagé. Estação meteorológica particular acusou 11,7ºC em São José do Ouro, no Norte do Rio Grande do Sul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios