Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte que este último dia do ano será marcado por temporais no Centro-Sul do Brasil com o deslocamento de uma frente fria pelos três estados do Sul e que alcançará o Sudeste e o Centro-Oeste do país ainda na quinta-feira. Devem ser esperados alguns temporais isoladamente fortes a severos com potencial de danos. 

A frente já começou a ingressar no Rio Grande do Sul e nesta noite atua no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho. No começo desta quinta, a frente se desloca rapidamente e alcança todo o Rio Grande do Sul. Pelo avanço muito célere para Norte, o sistema muda o tempo com chuva e temporais entre a manhã e a tarde em Santa Catarina e no Paraná, alcançado na sequência São Paulo e o Mato Grosso do Sul. 

Uma preocupação no avanço deste frente é o seu muito rápido deslocamento. Isso costuma favorecer vendavais com a formação de uma linha organizada de tempestades. É exatamente o que o modelo WRF da MetSul projeta (mapa). Esta linha seria mais intensa entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná, regiões de maior risco de temporais fortes. Alguns vendavais isoladamente podem ser muito fortes com rajadas intensas. 

Na passagem da frente há risco ainda de chuva localmente forte a intensa de curta duração e de granizo isolado, mas, no geral, a chuva tende a ser muito irregular e com baixos volumes na maioria das localidades.


Alguns dos temporais em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, pelo ar tropical, podem também ser fortes em alguns pontos. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No Rio Grande do Sul, o tempo já começa a melhorar com sol nesta quinta e o feriadão de Ano Novo terá predomínio do sol. 

Anúncios