Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que vendavais são um risco no avanço de uma frente fria pelo Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil neste domingo e na segunda-feira. A pressão atmosférica estará muito baixa antes da chegada da frente com valores de 995 hPa a 1000 hPa em muitos locais, o sistema frontal terá forte atividade e ainda será de deslocamento rápido, criando cenário propício para vento forte a intenso. Adverte-se que isoladamente alguns vendavais podem ser intensos e com potencial de danos em pontos das três regiões. Neste domingo, risco maior no Oeste, Centro e Norte do Uruguai, Rio Grande do Sul (incluindo a região de Porto Alegre), Oeste de Santa Catarina e o Paraná, e Sul/Oeste do Mato Grosso do Sul. Na segunda, a possibilidade se estende ao restante de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul ao passo que cede no decorrer do dia em todo o Rio Grande do Sul. O modelo europeu indica o risco de intensos vendavais localizados no Centro-Leste do Paraná e em São Paulo na segunda-feira. Veja abaixo a projeção do modelo WRF (disponível na seção de mapas) e atente para o vento muito intenso na tarde e noite deste domingo em diversas áreas do Sul do Brasil e do Mato Grosso do Sul, acompanhando a chegada da frente.


Não se pode afastar a possibilidade de formação de tornados na passagem desta frente, em especial entre o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, onde atuará com maior intensidade uma corrente de jato em baixos níveis, aumentando a divergência de vento e o potencial de formação de supercélulas de tempestade. Não só o risco de vento existe no avanço desta frente muito ativa. Na sua chegada pode ocorrer chuva forte a intensa com curta duração com altos volumes em breves intervalos em algumas áreas. Como as nuvens vão ser muito carregadas há chance ainda de granizo isolado. Veja a evolução da frente entre domingo e segunda-feira com os acumulados de chuva projetados pelo modelo canadense.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O tempo melhora entre segunda e terça na maior parte do Sul do Brasil à medida que se espera o ingresso de uma massa de ar frio que vai derrubar a temperatura. As madrugadas de terça e quarta na região serão de temperatura baixa. Deve esfriar também em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

Anúncios