O sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Massa de ar quente e úmido cobre o Estado. Áreas de instabilidade trazem chuva de manhã para pontos do Sul e da fronteira com o Uruguai. Da tarde pra noite, a chuva avança e alcança as demais regiões.
Como chegará na hora mais quente do dia, com temperatura bastante alta, a instabilidade será forte por nuvens muito carregadas. Por isso, a MetSul alerta para chuva localmente forte e temporais que isoladamente serão fortes e com potencial de danos devido a vendavais e granizo. Antes da chuva faz muito calor com mais de 35ºC em algumas regiões.
Semana de chuva e temporais
O Rio Grande do Sul teve chuva e tempestades na semana que passou, inclusive com estragos em alguns municípios. A semanas que começa deve ser ainda mais instável no Estado, alerta a MetSul Meteorologia, e são esperados altos acumulados de chuva em diversas regiões.
Não vai chover todos os dias da semana em todos os municípios, o sol aparece em alguns momentos, mas em grande parte das cidades a chuva será freqüente. Modelos numéricos analisados pela MetSul indicam acumulados de precipitação que ficariam entre 100 mm e 150 mm na soma de hoje até o sábado em diversos pontos do território gaúcho, mas isoladamente podem ser esperadas marcas até superiores a 150 ou 200 mm na soma destes seis dias.
A quase totalidade das simulações computadorizadas coincide que áreas da fronteira com o Uruguai e do Oeste (Uruguaiana, Itaqui, Alegrete) poderiam anotar os mais altos volumas, mas outros pontos do Centro e do Norte gaúcho também podem ter chuva localmente volumosa na semana.
Além da sequência de dias com registro de chuva, o que vai determinar volumes elevados serão pancadas intensas com altos acumulados em curto período. Porto Alegre está entre as regiões com o risco de chuva por vezes forte a intensa na semana.
Como atmosfera está muito instável, a ameaça de temporais segue com ocorrências localizadas de vendavais e granizo. Temporais isolados também são esperados em Santa Catarina e no Paraná.