Anúncios

Altos volumes de chuva são esperados no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Apesar de predomínio do tempo ensolarado hoje e no sábado com chuva localizada limitada, o domingo tende a registrar chuva forte com volumes altos a muito altos em vários pontos do território gaúcho, notadamente no Oeste, Centro e parte do Sul do Estado. O mapa traz a projeção de chuva dia a dia do modelo canadense, sendo hoje (acima e esquerda), amanhã (acima e direita), domingo (abaixo e esquerda) e segunda (abaixo e direita).


O tempo ensolarado marcará este sábado no Rio Grande do Sul, inclusive com céu claro em parte do dia em algumas regiões. Nuvens aparecem em parte do Estado. No litoral, o dia vai ser muito aproveitável. Com tempo aberto e ar seco, a madrugada vai ter maior resfriamento e o começo da manhã é ameno e agradável. Aquece rapidamente e a tarde será de calor, forte a intenso em algumas áreas. Devido ao aquecimento, chuva isolada e típica de verão é esperada na segunda metade do dia em pontos do Oeste, Noroeste e do Norte do Estado. No domingo, o sol  pode chegar a aparecer em parte do Estado, mas a nebulosidade aumenta muito e o tempo se instabiliza. Chove já na madrugada no Oeste e no decorrer do dia a chuva se espalha. A MetSul alerta para chuva forte a intensa em muitas áreas. Pontos do Oeste, Centro e do Sul podem ter altos volumes que podem ficar só neste domingo entre 50 e 100 mm com acumulados isolados acima de 100 mm. Adverte-se ainda pro alto risco de temporais isolados com vento forte e granizo.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Ainda na segunda chove em diversas regiões, forte em algumas, melhorando o tempo a partir do Oeste e do Sul. Pancadas de chuva serão muito freqüentes no Rio Grande do Sul no decorrer da semana que vem, o que levará também a uma alta frequência de temporais localizados de verão. Com os acumulados do domingo e os esperados na segunda-feira somados aos que se espera no restante da próxima semana, os últimos dez dias de janeiro devem ter volumes muito elevados de precipitação em muitas áreas do território gaúcho com índices em diversas localidades entre 100 mm e 200 mm. O modelo canadense (mapa acima com a projeção de chuva para dez dias) é o mais radical entre todos no indicativo de volumes elevados e chega a projetar volumes de 200 mm a 300 mm com acumulados pontuais até acima de 300 mm.

Anúncios