Grande parte do Rio Grande do Sul começa a quinta com tempo seco, apesar de um considerável aumento da nebulosidade. Fortes áreas de instabilidade avançam da Argentina para o Sul do Brasil e vão atuar no decorrer do dia principalmente no Norte gaúcho, Santa Catarina e parte do Paraná. Já chove no Noroeste do Estado, como em Três de Maio (foto abaixo). Do Centro para o Sul gaúcho, mesmo com muitas nuvens e até algumas aberturas de sol em determinados pontos, o tempo seco irá predominar na maior parte desta quinta. A chuva hoje tende a se concentrar no Noroeste, Missões, Planalto Médio, Alto e Médio Uruguai, e nos Aparados da Serra. No final dia outras áreas do território gaúcho podem registrar precipitação isolada.


A MetSul Meteorologia alerta que entre esta quinta e sexta-feira pode chover forte entre o Norte/Noroeste do Rio Grande do Sul e o Centro, Sudoeste e Sul do Paraná, incluindo Santa Catarina. Os acumulados podem ficar entre 100 mm e 200 mm em algumas cidades com risco de súbita subida de rios e córregos, além de alagamentos em áreas urbanas e perigo de queda de barreiras e deslizamentos de terra. Os modelos, em geral, concentram os maiores volumes no Noroeste/Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná. Caso do modelo GFS do NCEP/NOAA/Estados Unidos (mapa abaixo).

Amanhã, sexta-feira, a instabilidade deve ser mais generalizada. O Estado terá um dia de muitas nuvens e vai chover na maioria das regiões no decorrer do período. Podem ocorrer intervalos de melhoria. No sábado, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões, mas pontos principalmente do Centro, Nordeste e Leste do Estado ainda podem registrar precipitação passageira. No domingo, o sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul, mas ainda são esperados períodos de maior nebulosidade no Leste e Nordeste gaúcho com chance de instabilidade isolada e passageira. A temperatura seguirá agradável.