A MetSul Meteorologia alerta que esta quinta-feira deve ser um dia bastante problemático em Porto Alegre devido às condições atmosférica bastante adversas que são previstas para a área da capital com a intensificação da instabilidade.
Porto Alegre já vem sofrendo esta semana com chuva por vezes forte, raios e rajadas de vento, mas nesta quinta-feira se espera o máximo da instabilidade na região da capital com a atuação de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão.
A quinta-feira será chuvosa na cidade com vários momentos de chuva forte e em alguns até com pancadas torrenciais que podem acumular elevados volumes na cidade em curto período.
Modelos numéricos indicam para Porto Alegre apenas para esta quinta-feira acumulados de chuva de 60 mm a 80 mm, mas não será surpresa alguma se os volumes em 24 horas forem ainda maiores com base em algumas simulações computadorizadas e o nível de instabilidade que se prognostica.
Os raios devem persistir e em períodos do dia a quantidade de descargas atmosféricas pode ser significativa com fortes a intensas trovoadas, como já vem ocorrendo na cidade há três dias. Há ainda risco de granizo isolado e não podem ser descartadas fortes rajadas de vento, ocasionalmente intensas, devido às nuvens extremamente carregadas.
Diante desse cenário, a MetSul projeta alagamentos e que não se descarta possam ser até numerosos, cortes de energia elétrica e queda de árvores. Mesmo sem vento forte podem cair árvores pelo solo instável com o excesso de chuva. Já choveu mais de 50 mm desde segunda e vem muito mais nesta quinta.
Com a rede de esgotos ainda assoreada em parte da cidade pela enchente de maio, os alagamentos podem deixar ruas intransitáveis, especialmente em locais assolados pela inundação em maio, como pontos do Quarto Distrito, do Centro Histórico e do Eixo da Sertório, dentre outros locais da cidade.
O Guaíba não vai transbordar com a chuva desta quinta. Subirá, mas não a cotas que gerem preocupação. No começo da noite, a medição no Cais Mauá estava em 1,16 metro, muito abaixo da cota de transbordamento de 3 metros.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.