A MetSul Meteorologia alerta que uma linha de tempestades vai cruzar pelo Rio Grande do Sul entre a noite deste sábado (28) e o começo do domingo (29), trazendo chuva que será localmente forte a intensa e temporais com raios, granizo isolado e possibilidade de fortes rajadas de vento em alguns pontos.
🔴 ALERTA | Linha de tempestades cruzará pelo Rio Grande do Sul entre a noite deste sábado e o começo do domingo, conforme projeção do modelo WRF via https://t.co/cCRIo33qLf. pic.twitter.com/n7qeWDmvCC
— MetSul Meteorologia (@metsul) November 28, 2020
As imagens de radar meteorológico do final da tarde deste sábado mostravam intensas áreas de instabilidade ingressando pelo Oeste, na região de Uruguaiana, Barra do Quaraí e Quaraí, com potencial de chuva volumosa e temporais de vento e granizo.
Ao mesmo tempo outras áreas de instabilidade avançavam pelo Uruguai, o que levou o serviço meteorológico do país vizinho a emitir um alerta laranja de tempestades para quase toda a área de fronteira com o Rio Grande do Sul.
Alerta naranja y amarilla por Tormentas fuertes y lluvias intensas
Se actualizará a las 20:30 o ante cambios significativosMás info: https://t.co/zY2u8OFmLu pic.twitter.com/RRCb1qBSZ5
— Inumet (@MeteorologiaUy) November 28, 2020
O avanço da instabilidade pelo Rio Grande do Sul na noite deste sábado e no começo do domingo vai se dar em uma atmosfera quente e úmida sob influência de ar tropical, logo muito instável, e que deve favorecer a ocorrência de temporais localizados, especialmente de granizo.
Por isso, a MetSul adverte para condições favoráveis ao registro de tempo severo na passagem desta linha de instabilidade. A tendência é que alcance locais mais ao Norte e o Nordeste do Estado como a Serra e a Grande Porto Alegre apenas no começo do domingo, em horas da madrugada.
A MetSul enfatiza que a chuva na passagem desta linha de instabilidade vai variar demais de um ponto para outro. Pode chover muito em um ponto e pouco em outro dentro de uma mesma região. São possíveis episódios localizados de chuva intensa e volumosa em curto período, de 30 mm a 50 mm em apenas uma hora, o que traz a possibilidade de ocorrência de alagamentos.
O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo WRF até 9h de domingo em que se observa a tendência de a chuva variar enormemente de um ponto para outro com áreas em verde (pouca chuva) distantes poucos quilômetros de áreas em vermelho e marrom (de muito chuva). O modelo WRF está disponível ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias e tendências de chuva hora a hora para até três dias.