Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que uma linha de tempestades vai cruzar pelo Rio Grande do Sul entre a noite deste sábado (28) e o começo do domingo (29), trazendo chuva que será localmente forte a intensa e temporais com raios, granizo isolado e possibilidade de fortes rajadas de vento em alguns pontos.

As imagens de radar meteorológico do final da tarde deste sábado mostravam intensas áreas de instabilidade ingressando pelo Oeste, na região de Uruguaiana, Barra do Quaraí e Quaraí, com potencial de chuva volumosa e temporais de vento e granizo.

Ao mesmo tempo outras áreas de instabilidade avançavam pelo Uruguai, o que levou o serviço meteorológico do país vizinho a emitir um alerta laranja de tempestades para quase toda a área de fronteira com o Rio Grande do Sul.

O avanço da instabilidade pelo Rio Grande do Sul na noite deste sábado e no começo do domingo vai se dar em uma atmosfera quente e úmida sob influência de ar tropical, logo muito instável, e que deve favorecer a ocorrência de temporais localizados, especialmente de granizo.

Por isso, a MetSul adverte para condições favoráveis ao registro de tempo severo na passagem desta linha de instabilidade. A tendência é que alcance locais mais ao Norte e o Nordeste do Estado como a Serra e a Grande Porto Alegre apenas no começo do domingo, em horas da madrugada.

A MetSul enfatiza que a chuva na passagem desta linha de instabilidade vai variar demais de um ponto para outro. Pode chover muito em um ponto e pouco em outro dentro de uma mesma região. São possíveis episódios localizados de chuva intensa e volumosa em curto período, de 30 mm a 50 mm em apenas uma hora, o que traz a possibilidade de ocorrência de alagamentos.

O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo WRF até 9h de domingo em que se observa a tendência de a chuva variar enormemente de um ponto para outro com áreas em verde (pouca chuva) distantes poucos quilômetros de áreas em vermelho e marrom (de muito chuva). O modelo WRF está disponível ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias e tendências de chuva hora a hora para até três dias.

Anúncios