Anúncios

Ar muito quente invade o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã, o que vai determinar um fim de semana de muito calor. O movimento da massa de ar gerará ainda uma frente quente que se desloca de Norte para Sul hoje e trará instabilidade no Oeste gaúcho. Essa frente quente, na próxima noite e no começo do domingo, se unirá a uma frente fria no Centro da Argentina e no Uruguai com muita chuva e tempestades, algumas severas. As cidades de Montevidéu e Buenos Aires podem ter temporais.

Aqui no Estado, o domingo será de sol e calor intenso com máximas acima de 35º na Grande Porto Alegre e nos vales, dentre outras regiões. A frente fria alcança o Extremo Sul gaúcho ainda na manhã deste domingo e avança para as demais regiões no decorrer do dia e na segunda. Ao encontrar o ar muito quente são prováveis temporais amanhã e na primeira metade da segunda no Estado com alto risco de chuva localmente forte, granizo isolado e vendavais localizados que em alguns casos podem ser intensos e com danos. Temporais que ocorrem em dias com muito calor e gerados por frentes frias, em regra, são muito fortes isoladamente. Na segunda, a frente traz chuva ainda, sobretudo na Metade Norte, mas o tempo começa a melhorar a partir do Oeste e do Sul com o retorno do sol.

O sol aparece em quase todo o Rio Grande do Sul neste sábado, mas haverá nuvens em algumas regiões. No Oeste, Campanha e no Sul a atuação de uma frente quente traz chance de chuva e raios. Ar muito quente ingressa no território gaúcho e traz jornada de forte calor na maioria das regiões, apesar de que o amanhecer é bastante ameno de novo. O forte aquecimento traz possibilidade de chuva isolada de verão pelo interior do Estado entre a tarde e a noite, mas que não deve afetar muitos municípios. Isoladamente pode ocorrer algum temporal ou outro passageiro.

No domingo, frente fria traz chuva já cedo para o Extremo Sul gaúcho. Na grande maioria das áreas do Estado, o sol aparece com nuvens e faz muito calor com máximas em algumas regiões acima dos 35ºC. No decorrer do dia a frente avança e, principalmente da tarde pra noite, há possibilidade de chuva e temporais em vários pontos do Rio Grande do Sul. Atenção! Alerta-se que isoladamente alguns temporais podem ser fortes a intensos com potencial de chuva intensa de curta duração, raios, vendavais e queda de granizo. Porto Alegre pode ter instabilidade já entre o meio e o fim da tarde.

Na segunda, a frente fria influencia o tempo do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul no começo do dia com chuva que em alguns pontos pode ser forte e volumosa com risco de temporais localizados. Pelo Oeste e o Sul o tempo começa a melhorar e abre com o sol, firmando o tempo na maioria das regiões gaúchas até o final da segunda-feira.