Anúncios

Daniel Fleck/Arquivo

A MetSul adverte para um fim de semana de instabilidade no Sul do Brasil com chuva que será localmente intensa e volumosa acompanhada de temporais isolados com queda de granizo e/ou vendavais. Alguns dos temporais podem ser fortes a severos, podendo trazer transtornos e danos. 

Fortes áreas de instabilidade avançam na noite desta sexta e na madrugada pelo Oeste e a Campanha, e de manhã pelo Oeste, parte do Centro e do Sul gaúcho podendo gerar tempestades com chuva isoladamente torrencial e volumosa. 


Na segunda metade deste sábado, com forte calor, novas áreas de instabilidade vão se formar e algumas serão intensas, alcançando a maioria das regiões gaúchas, mas, principalmente, áreas do Centro para o Norte gaúcho. Será o segundo momento do sábado com temporais e o de maior risco para a região de Porto Alegre e área metropolitana. Novamente, pela temperatura elevada, há chance de temporais isoladamente fortes a severos.

No domingo, o dia começa com chuva e fortes temporais isolados no Norte do Estado que vão avançara para Santa Catarina e Paraná. Nas demais regiões gaúchas, o domingo terá sol e nuvens com intervalos de chuva que será mais isolada. O ar quente e úmido deve formar nuvens carregadas, especialmente da tarde pra noite, que podem trazer chuva forte e temporais em alguns pontos. 

Os mais recentes dados apontam a possibilidade de chuva muito volumosa do Rio Grande do Sul neste fim de semana. 


O modelo WRF, disponível ao assinante na seção de mapas, mostra acumulados em pontos isolados perto e acima de 100 mm com marcas muito localizadas de até 150 mm, mas a chuva será muito mal distribuída e com enorme variabilidade de volumes. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios