Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que fortes a intensas áreas de instabilidade avançam para Porto Alegre e região metropolitana de Porto Alegre. Imagens de radar e sensores de descargas atmosféricas das 8h30 deste sábado indicavam núcleos de instabilidade fortes com muitos raios se deslocando do Centro gaúcho para Leste, no sentido da capital e da região metropolitana.

Imagem de satélite do GOES-16 das 8h30 deste sábado | METSUL

Assim, a MetSul adverte para o risco de chuva moderada a forte com possibilidade de pancadas torrenciais nas próximas horas, o que pode trazer alagamentos. A chuva deve vir acompanhada ainda de raios e podem ocorrer fortes trovoadas na área metropolitana de Porto Alegre.

A instabilidade que avança para a Grande Porto Alegre tem histórico de ter produzido granizo no interior com pedras grandes de gelo que atingiram cidades do Sul gaúcho na madrugada de hoje, portanto não se pode descartar a possibilidade de queda de granizo nas próximas horas.

Uma bolha de ar excepcionalmente quente entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil, que trouxe calor de 44,5ºC ontem no Paraguai e 41,8ºC em Cuiabá (MT) alcança o Oeste e o Norte gaúcho. Este ar quente avança para o Rio Grande do Sul e o Noroeste gaúcho deve ter máximas de 36ºC a 39ºC neste sábado.

Uma vez que estas nuvens carregadas se formam numa atmosfera mais aquecida, cresce o potencial para tempo severo. Quanto mais quente a atmosfera, maior o risco de temporais. O ar quente que avança para o Oeste e o Norte gaúcho garante a energia para a formação de tempestades onde está a transição para ar mais frio, no Centro e em especial no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, o que inclui Porto Alegre.

As tempestades isoladas neste fim de semana no Rio Grande do Sul podem ser fortes a severas com potencial de danos por vento e granizo. Trazem ainda chuva forte a intensa de curta duração com altos volumes em intervalos breves com alagamentos.