Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que o calor ganha muita força neste fim de semana em São Paulo e no Rio de Janeiro com marcas excessivamente altas e que podem passar dos 35ºC na cidade de São Paulo e de 40ºC na capital fluminense.

Calor no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro vai ter vários dias seguidos de calor intenso a extremo com máximas perto, ao redor e acima de 40ºC | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Um ciclone sobre o Uruguai faz com que correntes de vento com ar quente ingressem no Sudeste do Brasil, elevando ainda mais a temperatura com calor intenso a extremo em muitas cidades.

Ontem (9), a cidade de São Paulo registrou máxima de 32,7ºC no Mirante de Santana (zona Norte) e 32,8ºC em Interlagos (zona Sul). Na cidade do Rio de Janeiro, o Alerta Rio mediu 37,7ºC em Santa Cruz. Estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Seropédica marcou 39ºC.

A previsão do tempo da MetSul aponta a intensificação do calor na cidade de São Paulo neste fim de semana com máximas ao redor de 34ºC a 35ºC neste sábado (10) e de 35ºC a 36ºC no domingo (11), não se descartando marcas ainda mais altas na tarde em alguns bairros da capital paulista no domingo. A segunda (12) deve ter entre 32ºC e 34ºC com alto risco de temporal com chuva forte e vento da tarde para a noite.

O calor se faz sentir também no interior de São Paulo hoje e amanhã com máximas de 33ºC a 35ºC na maior parte das cidades paulista, mas em alguns pontos do interior os termômetros devem marcar entre 35ºC e 37ºC.

A cidade do Rio de Janeiro ingressa numa sequência de dias escaldantes. A máxima neste sábado (10) na capital fluminense deve ficar em torno de 39ºC ou 40ºC. No domingo (11), os termômetros podem marcas ao redor de 40ºC a 41ºC.

Na segunda (12), calor ainda pior e extremo com máximas de 40ºC a 42ºC. Na terça (13), marcas de 39ºC a 40ºC. Na quarta (14), os termômetros podem indicar 37ºC a 38ºC. Tanto na quinta (15) como na sexta (16), os dados de hoje indicam máximas ao redor de 38ºC a 39ºC.

A Prefeitura do Rio de Janeiro acionou ontem o Nível 2 do Protocolo de Calor. A classificação indica calor entre 36°C e 40°C por até dois dias consecutivos, sem impactos imediatos na rotina da cidade, mas com reforço nas orientações de saúde à população. É provável que o nível de alerta seja elevado para NC-3 (Nível de Calor 3), mas a chance de atingir o máximo (NC-4) é menor, embora possível por ser alerta usado em condição de temperaturas entre 40°C e 44°C por ao menos três dias.

Anúncios