A chuva não cessa na maioria das regiões gaúchas neste fim de semana e a MetSul Meteorologia reforça seu alerta sobre a possibilidade de chuva forte a intensa amanhã e domingo na Metade Sul do Estado. Os acumulados podem ser significativos em alguns pontos com marcas de 100 mm a 150 mm, ocasionalmente superiores de forma mais isolada, o que pode trazer transtornos como alagamentos em áreas urbanas e rápida subida de arroios e córregos. Não se antecipa quadro tão extremo como no Norte e no Noroeste do Estado, mas o cenário é de risco. Rios e barragens da região podem ter súbita elevação. Cidades como Camaquã, São Lourenço do Sul, Pelotas, Cristal, Amaral Ferrador, Dom Feliciano, Rio Grande, Piratini, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado, Canguçu, etc., podem ter importantes volumes. Adverte-se ainda para o risco de chuva forte em pontos do Centro, Oeste e Noroeste do Oeste do Estado no decorrer deste fim de semana por conta do posicionamento do eixo da área de baixa pressão (ciclone extratropical), o que inclui a área de Porto Alegre. Na área da Capital, o risco é maior neste sábado, uma vez que no domingo podem ocorrer até intervalos com melhoria na cidade.
Projeções de chuva do modelo Cosmos de 9h de sábado a 9h de domingo (esquerda) e das 9h de domingo a 9h de segunda-feira (direita) aponta altos volumes de chuva na Metade Sul.
Considerando a perspectiva da chuva aumentar em trechos do Centro do Estado e da Serra no decorrer das próximas horas, e ainda na região dos vales ao longo deste sábado, reitera-se o alerta sobre a necessidade de se ter atenção aos rios com nascentes na Serra e que desembocam nos vales (Caí, Sinos, Paranhana, Gravataí, etc). O Taquari que está apresentando nível mais alto entre todos. No Vale do Rio Pardo, o Rio Pardinho está mais de 3 metros acima do seu nível normal e não se afasta uma cheia no vale por conta do aumento do Pardinho e a chegada da maior vazão do Jacuí (choveu muito na nascente).
Projeção das 18Z de hoje de modelo norte-americano GFS do NCEP/NOAA indica vento muito forte no Sul e no Leste do Estado domingo (rajadas são superiores ao indicado no mapa que traz previsão de vento médio)
A MetSul Meteorologia reforça também seu alerta de vento para as próximas 72 horas e adverte ainda que uma ciclogênese (formação de ciclone extratropical) no Rio Grande do Sul neste fim de semana deve traze vento forte a intenso para várias regiões. O vento começa a aumentar mais da tarde para a noite deste sábado e se mantém ainda no domingo e na segunda. O Sul e o Leste gaúcho são as áreas de maior risco, particularmente o Litoral Sul. Podem ser registradas rajadas próximas dos 100 km/h ou até mais em alguns pontos. O vento se manteria ainda forte em parte da segunda-feira no Leste do Estado. Porto Alegre pode ter rajadas de vento forte também. Com o solo úmido e instável, cresce a possibilidade de queda de árvores com o vento. Há risco de destelhamentos e queda de postes e placas. Problemas no fornecimento de energia são prováveis, não se descartando que possam afetar um número muito alto de consumidores, especialmente na área da CEEE-D.