Mudança do tempo em andamento. Parte do Rio Grande do Sul começa a terça-feira ainda com tempo bom e o sol aparece, especialmente no Sul e no Leste, caso de Porto Alegre. O amanhecer foi ensolarado na Capital com névoa úmida em alguns pontos (imagem abaixo do SBT-RS). A temperatura na Capital variava entre 14ºC e 15ºC na maior parte da cidade há pouco.


A realidade no começo da manhã de hoje foi bem diferente no Oeste do Rio Grande do Sul. Áreas de instabilidade se formaram ainda na madrugada no Norte da Argentina e se intensificaram muito, avançando para o Oeste do Rio Grande do Sul. A imagem de radar meteorológico do Decea/FAB mostra núcleos de convecção com chuva forte a intensa e potencial granizo em diversos pontos do Oeste do Rio Grande do Sul na manhã de hoje, considerando os altos valores de refletividade.



A atmosfera está muito instável no Norte da Argentina e o Paraguai, o que deu origem às áreas de instabilidade alcançam o Estado hoje. As nuvens carregadas avançam pelo Rio Grande do Sul no decorrer da terça com chuva generalizada. A MetSul reitera o alerta que, com a atmosfera instável, condições favoráveis a temporais se instalam no território gaúcho hoje. Não se pode afastar o risco de chuva localmente forte, granizo e ocasionais rajadas de vento forte. O risco maior de tempo severo se concentra no Oeste, Centro e Norte do Estado, onde as taxas de instabilidade atmosféricas são as mais altas. Alguns temporais terão potencial de causar danos, seja por granizo de grande tamanho ou vendavais localizados intensos. Os volumes de chuva podem atingir marcas de 50 mm a 100 mm em alguns pontos em poucas horas. Há risco de chuva forte aqui na região de Porto Alegre na segunda metade do dia à medida que a instabilidade forte deve atuar na Metade Norte e pontos do Leste da tarde para a noite. O tempo firma em grande parte do Rio Grande do Sul durante a quarta-feira, mas amanhã pontos do Leste/Nordeste do Estado ainda poderão ter chuva, sobretudo na primeira metade do dia, com posterior melhora.