Anúncios

O terceiro evento de chuva excessiva em uma semana atingirá o Sul do Brasil a partir de hoje. Algumas áreas, como o Sul de Santa Catarina, ainda não se recuperaram da chuva da última sexta-feira que fez muitos estragos, e as precipitações retornam e com força.

A MetSul alerta que entre hoje e sábado os volumes de chuva devem ser bastante altos e, em alguns casos até extremos, entre o Norte gaúcho e o Paraná. Os acumulados mais altos são esperados perto da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, logo no Norte gaúcho, no Oeste, Meio-Oeste e no Norte catarinense e do Centro para o Sul no Paraná. Volumes entre 100 mm e 200 mm são esperados principalmente no Paraná e em Santa Catarina, mas o cenário mais crítico se esboça para o Centro-Sul do território paranaense, região que, segundo alguns modelos, poderia ter acumulados acima de 200 mm.


Sob esse cenário, cheias de rios, transbordamentos de arroios, alagamentos, quedas de barreiras e deslizamentos de terra são prováveis nas áreas mais afetadas pela chuva do Norte gaúcho ao Paraná. O Sul de Santa Catarina, tão castigado na última sexta-feira, pode ter chuva por vezes forte e volumosa, mas não com volumes tão extremos como no final da última semana.


A instabilidade ainda vai vir com raios e queda de granizo nestas regiões de maior risco entre hoje e amanhã. Alguns temporais devem ser fortes com potencial de transtornos. A boa notícia é que o tempo seco vai predominar na próxima semana. (Com foto de capa de Gabriel  Zaparolli)

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios