Anúncios

Porto Alegre teve ontem o amanhecer mais frio do ano até agora com 7,6ºC no Norte da cidade. Nos Campos de Cima da Serra, os termômetros indicaram 0,8ºC em Ausentes e São Francisco de Paula. Hoje começa uma mudança do tempo que nos levará a dias de muito mais frio.

Centro de baixa pressão e uma frente fria trazem chuva hoje para o Rio Grande do Sul. A instabilidade se intensifica muito entre a madrugada e a manhã desta sexta, afetando principalmente áreas do Centro pro Norte do Estado. No decorrer do dia, além de chuva localmente forte, há o risco de temporais isolados com vento forte e queda de granizo principalmente na Metade Norte gaúcha.


O ciclone que vai se originar desta área de baixa pressão estará sobre o oceano na altura da costa gaúcha amanhã, gerando instabilidade na Metade Leste do Rio Grande do Sul enquanto pelo Oeste o tempo abrirá com sol e nuvens. A frente associada ao ciclone avançará pelo Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do país no fim de semana com chuva e temporais.

Chuva forte. Alertamos que chuva localmente forte pode trazer altos volumes em vários pontos da Metade Norte gaúcha na soma de hoje e amanhã com marcas de 50 a 80 mm, isoladamente superiores. Não raro neste tipo de sistema os acumulados acabam sendo mais altos a muito mais altos que os projetados pelos modelos.

O WRF indica que na soma de hoje e amanhã os maiores acumulados devem se dar principalmente entre a região metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte gaúcho, onde em alguns locais pode chover até 100 mm ou mais.

Vento. O ciclone trará vento, acompanhando o ingresso de ar frio pelo Oeste, e que soprará mais forte no Leste gaúcho, sobretudo no Litoral Norte, amanhã e domingo. O vento será responsável ainda por sensação térmica baixa, especialmente amanhã e na madrugada do domingo. Amanhã, aliás, em muitas cidades será um dia clássico de inverno: chuva, vento e frio. Segue o alerta de mar grosso e ressaca nas costas gaúcha e catarinense com ondas de até 3 a 4 metros.

Neve? Chance no Rio Grande do Sul muito remota, já que em altitude não estará suficientemente frio para favorecer o fenômeno em nossas cotas de altitude predominantes na Serra e Aparados de 700 a 1000 metros. Possibilidade pequena em picos acima de 1400/1500 metros de Santa Catarina.

Onda de frio. O tempo melhora no Estado como um todo no domingo com ar seco e frio de alta pressão. O sol vai aparecer com nuvens, mas ainda ocorrerão momentos de maior nebulosidade em diversas regiões. Chance de precipitação fraca muito isolada. As mínimas do domingo serão baixas principalmente na Metade Oeste, onde o tempo estará seco e aberto desde cedo.


Na próxima semana todas as madrugadas devem ser frias a muito frias no Estado com geada na maioria das regiões. As menores mínimas devem ser esperadas entre quarta (23) e sexta (25), quando a atmosfera estará mais seca. Podem ser registradas mínimas de 2ºC a 4ºC na Grande Porto Alegre e de até 5ºC ou 6ºC abaixo de zero em pontos dos Campos de Cima da Serra.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios