Anúncios

Granizo grande que caiu na noite desta quarta-feira em Santo Angelo pode se repetir em outras cidades gaúchas nesta quinta-feira

O cenário atmosférico segue muito complicado no Rio Grande do Sul durante o feriado. Chove em praticamente todo o Estado no decorrer da quinta-feira. Áreas do Norte e do Noroeste perto de Santa Catarina podem ter aberturas de sol com calor, superior a 30ºC em alguns pontos, casos das áreas de Santa Rosa e Iraí. Já no Oeste, Centro, Leste e Sul do Estado a nebulosidade predomina com chuva localmente forte. Na faixa central, o que inclui os vales, a Grande Porto Alegre, a Capital e o Litoral Norte, altos volumes são novamente previstos devido à chuva por vezes torrencial com muitos raios. Há risco de temporais localizados de vento forte, mas a maior ameaça será novamente o granizo que pode cair em muitas cidades e isoladamente pode ser grande e com potencial de danos. Maior probabilidade de granizo em cidades do Centro para o Norte do Estado.

Ar quente que abriu o tempo com sol e elevou a temperatura hoje a 34,1ºC com sensação (índice de calor) de 44ºC em Santa Rosa vai se reforçar nesta quinta-feira e alimentará a formação de nuvens carregadas sobre o Estado. Ar quente é combustível para forte instabilidade e, por isso, novamente se espera alta frequência de descargas com muitos raios e granizo.

O sistema atuante no território gaúcho é uma frente semi-estacionária, mas o comportamento é típico de uma frente quente, que favorece tradicionalmente uma alta frequência de raios e granizo. O risco de chuva forte e de temporais será semelhante ou ainda maior que o do dia de hoje justamente pela maior alimentação de ar quente em altitude na Metade Norte. A Metade Sul, por exemplo, que nesta quarta teve pouca chuva na maioria dos municípios, no feriado pode ter pancadas de forte intensidade em várias cidades com chance de alagamentos em algumas e granizo bastante isolado.

Rio Grande do Sul está entre uma massa de ar quente e outra fria, fazendo com que a instabilidade permaneça sobre o Estado e com forte intensidade

Porto Alegre e região metropolitana terão uma quinta-feira mais uma vez de instabilidade intensa. Chove no decorrer do dia e em alguns momentos com intensidade forte a torrencial. Há a probabilidade de muitos raios na Grande Porto Alegre e é alto o risco de que caia granizo em alguns pontos da área metropolitana. Intervalos sem chuva, se ocorrerem, serão breves. Altos volumes de chuva devem trazer novos alagamentos na Capital e área metropolitana neste feriado.

A chuva persiste no Rio Grande do Sul na sexta e isoladamente ainda pode ser forte, em especial na primeira metade do dia. Entre a tarde e a noite, a instabilidade deve começar a enfraquecer gradualmente e à noite parte do Estado já deve estar sem chuva.  No decorrer do fim de semana o tempo melhora com muito sol e frio cedo da manhã no domingo, mas no sábado ainda haverá mais nuvens no Estado com garoa e chuva em algumas cidades, especialmente do Leste e do Nordeste gaúcho, o que inclui Porto Alegre e região, mas já sem o risco de temporais e com a temperatura em declínio. Na segunda-feira, o dia será ensolarado com um pouco de frio ainda na madrugada, entretanto já aquece mais durante o período da tarde.