A MetSul Meteorologia alerta para forte a intensa instabilidade do Centro para o Norte gaúcho, afetando principalmente a Metade Norte, entre a madrugada e a manhã deste domingo, com potencial para tempestades e chuva localmente torrencial. 

Já chove em locais mais ao Norte gaúcho, com acumulados de até 40 mm no Noroeste até 18h deste sábado, mas novas e fortes áreas de instabilidade devem se formar nas próximas horas à medida que ar mais frio avança pelo Sul e ar mais quente alcança o Norte gaúcho.


Modelos indicam a possibilidade de chuva localmente forte a torrencial. O WRF, por exemplo, sugere a possibilidade de volumes até acima de 100 mm no acumulado das 9h de hoje a 9h de segunda, mas a chuva vai parar ainda neste domingo na maioria das localidades.

Preocupa que o solo ainda está saturado e instável, logo mesmo chuva não muito volumosa pode trazer quedas de barreiras e deslizamentos nas áreas serranas. 


Outra preocupação é com o risco de temporais. O modelo WRF em sua projeção de refletividade indica valores isoladamente muito altos, o que sugere o risco de fortes a intensos temporais localizados.


As áreas de instabilidade mais fortes podem trazer muitos raios, tempestades localizadas com forte ventania e, sobretudo, o risco de granizo de variado tamanho isolado. Em Porto Alegre, a instabilidade mais forte chega na madrugada deste domingo com risco de algumas pancadas fortes e raios.