Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para cenário de tempo severo no Rio Grande do Sul e no Uruguai agora na segunda metade da semana com tempestades com potencial de danos. Uma massa de ar extremamente quente avançará de Norte para o território gaúcho a partir desta quinta-feira transportado por uma corrente de jato em baixos níveis e ao encontrar a massa de ar frio vai se formar uma frente quente. Ar quente é combustível para forte convecção e instabilidade, gerando fenômenos severos. Observe na projeção abaixo do modelo norte-americano GFS que a temperatura na tarde da sexta pode atingir 40ºC ou mais no Paraguai e valores acima de 30ºC no Noroeste gaúcho ao passo que no Sul do Rio Grande do Sul os termômetros estarão indicando entre 15ºC e 18ºC.

 

Áreas de instabilidade vão se formar rapidamente sobre o Rio Grande do Sul no decorrer desta quinta-feira, principalmente entre a tarde e a noite, com nuvens muito carregadas. A instabilidade deve avançar de Noroeste para Sul e crescer em força e extensão à medida que alcançar o Oeste, Centro e o Sul do Estado. Também o Uruguai deve ser afetado por nuvens muito carregadas e tempo severo.

 

Frentes quentes, por nossa experiência de muitos anos acompanhando o clima regional, costumam trazer tempo severo. É um tipo de sistema meteorológico em que a frequência de raios é muito alta com trovoadas localmente intensas e o potencial para granizo é bastante elevado. Não raro, as pedras de granizo nas frentes quentes são de tamanho médio a grande com danos. Podem ainda ser registrados episódios de vento forte a intenso localizados. Sistemas frontais quentes são capazes ainda de provocar muito altos volumes de chuva em curto período e muitas vezes os modelos subestimam os volumes. Observe nos mapas abaixo com as projeções de refletividade do nosso modelo WRF os valores muito altos (em vermelho e rosa) que são consistentes com granizo e chuva localmente forte a torrencial, especialmente no Oeste, Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul no final da quinta e durante a sexta. Porto Alegre e região estão na área de risco de tempo severo, talvez já no final da quinta-feira, mas, sobretudo, na sexta.

 

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta quinta e o tempo fecha em parte do Estado, sobretudo da tarde para a noite. Na segunda metade do dia, o tempo se instabiliza com chuva em diferentes pontos, especialmente à noite, no Oeste, Centro e parte do Sul do Estado, mas antes já pode ter chuva em locais da Metade Norte. São esperados raios e há risco de temporais de granizo como consequência de frente quente que começa a se formar. A quinta-feira começa fria, mas aquece e o dia será agradável. O vento tende a se intensificar no decorrer do dia com rajadas do quadrante Norte em algumas cidades. Na sexta, a frente quente formada atua sobre o Uruguai, parte do Oeste, Centro, Sul e o Leste do Rio Grande do Sul com chuva e raios. Mantém-se o alto risco de temporais, especialmente de granizo. Na Metade Norte, o sol aparece com nuvens e vai ser um dia muito quente e abafado com máximas altas e vento Norte. No fim de semana, ar frio de Sul acopla no sistema que passa a ser uma frente fria, fazendo o caminho inverso (de Sul pra Norte), levando chuva e temporais para todas as regiões gaúchas e o Sul do Brasil.