Anúncios

Irga/Divulgação

O mau tempo com chuva deve prejudicar o plantio da safra de verão em parte do Rio Grande do Sul nos primeiros dez dias de setembro. No curto prazo, porém, as condições serão favoráveis. Entre hoje e o domingo o tempo firme predomina no território gaúcho. Hoje, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul, mas com nuvens altas. Haverá novamente períodos de maior nebulosidade em algumas regiões, especialmente durante a madrugada e de manhã. Isso porque se espera a formação de nevoeiro e nuvens baixas por inversão térmica no começo do dia em parte do Estado. O amanhecer é menos frio que o de ontem e a tarde tende a apresentar máximas mais elevadas que as registradas na quinta-feira, inclusive com calor no Oeste e no Noroeste. O vento do quadrante Leste pode soprar moderado com rajadas em alguns momentos.

O fim de semana no Rio Grande do Sul terá a presença do sol com algumas nuvens. Ar muito quente cobre o Estado e traz dois dias de forte calor. As máximas ficam próximas ou superam os 30ºC no sábado em muitas cidades e no domingo o calor se intensificará ainda mais com máximas perto ou acima de 35ºC em um maior número de localidades.

O tempo se instabiliza no Rio Grande do Sul na segunda-feira com chuva no Oeste e no Sul do Estado enquanto nas demais regiões gaúchas o sol aparece com nuvens e ainda faz calor devido ao quadro pré-frontal. Na terça-feira, a chuva avança para todo o Estado acompanhando a frente fria, entretanto com menor intensidade e volumes mais baixos. No Oeste e no Sul do Estado, novas áreas de instabilidade devem se formar entre terça e principalmente a quarta-feira da próxima semana e essas regiões devem ter chuva na maioria dos dias da semana que vem, afetando o plantio e o preparo do solo para a semeadura. Veja os mapas abaixo com os volumes de chuva para os próximos dez dias que são projetados pelos modelos americano e canadense, disponíveis aos assinantes a qualquer hora na seção de mapas.

Como se observa nos mapas, consequência da instabilidade freqüente da semana que vem, o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul terão os mais altos volumes de chuva durante os próximos dez dias com acumulados de 75 mm a 100 mm e possivelmente volumes em alguns pontos de 100 mm a 150 mm, o que é sinalizado pelo modelo europeu.