Anúncios

Agosto vai começar com calor, seguido de chuva e temporais que darão lugar a muito frio e chance de neve (Everson Krieger)

Alguns chamam agosto de o mês do desgosto. Outros de o mês do cachorro louco. Fato é que também no clima agosto não é um mês ordinário. Costuma ser marcado por toda a sorte de extremos. Já teve grandes enchentes como a que castigaram a Metade Norte em 1965. Mês de grande nevadas, como a de 1965 (foto), a de 1984 que trouxe neve até em Porto Alegre, e a mais recente de 2013.


Agosto é um mês propício a tempestades com vento e granizo. Como de dias de frio muito intenso. E também de calor às vezes com marcas típicas de verão. Como de ciclones extratropicais, como o que atingiu o Uruguai com vento de 200 km/h em Montevidéu no ano de 2005. E é um mês de mudanças por demais bruscas, podendo num dia estar com calor acima de 30ºC e no seguinte nevando.

E com extremos começará agosto amanhã.

A quinta-feira terá temperatura elevada com máximas perto de 30ºC em algumas regiões gaúchas. Na sequência, entre amanhã e a sexta-feira, frente fria avançará pelo Estado com chuva localmente forte e alto risco de temporais, incluindo de vento forte.


Na sexta, um dia depois do calor, a mudança de temperatura será muito brusca com queda radical de temperatura e ingresso de ar muito frio que, ao interagir com a precipitação da frente fria, poderá trazer neve em parte do Estado.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios