Anúncios

Agosto começou entregando o seu cartão de visitas com uma enorme diferença entre as mínimas e as máxima do dia no Rio Grande do Sul, uma característica do mês que é marcado tanto por radicais mudanças de calor para frio de um dia para o outro como grandes variações de temperatura no mesmo dia.

Primeiro fim de tarde de agosto em Porto Alegre com sol e nuvens altas. Temperatura na capital variou entre 17ºC entre a mínima e a máxima do dia. | FERNANDO OLIVEIRA

A temperatura mínima deste primeiro dia de agosto se Deu em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde estação meteorológica particular indicou -1,8ºC.

Com a marca negativa de hoje, o Rio Grande do Sul já soma em 2025 um total de 43 dias com registro de temperatura abaixo de zero. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 em junho, 16 em julho e um agora em agosto.

Os termômetros indicaram mínimas ainda de 1,3ºC em Cambará do Sul; 2,4ºC em Getúlio Vargas e Soledade; 2,7ºC em Pinheiro Machado e São Francisco de Paula; 3,5ºC em Herval; e 3,6ºC em Canela.

Já a tarde foi quente em muitas cidades e a temperatura máxima chegou a passar dos 30ºC em alguns municípios, especialmente dos vales por efeito do vento do quadrante Norte.

Estações registraram máximas neste primeiro dia de agosto de 31,5ºC em Três Coroas; 30,8ºC em Restinga Seca e Bom Principio; 30,0ºC em Riozinho; 29,6ºC em Colinas; 29,4ºC em Rolante; 29,2ºC em Teutônia; 28,8ºC em Alpestre; 28,6ºC em Estrela e Porto Vera Cruz; e 28,1ºC em Taquara.

Em Porto Alegre, na estação meteorológica de referência da cidade do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico, a temperatura variou nesta sexta-feira entre 10,0ºC e 26,9ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.