Acredite! A Grande Porto Alegre não teve um dia sequer até agora de 30ºC em outubro, o mês teve os seus primeiros dez dias mais frios em décadas na região e a previsão da MetSul é de uma nova massa de ar frio chegando ao Rio Grande do Sul para prolongar o extremamente longo período de temperatura abaixo da média e com escassez de calor.

Os dados dos modelos meteorológicos analisados pela MetSul indicam que uma massa de ar frio avança pela Argentina nesta quinta e deve ingressar no território gaúcho durante a sexta com queda de temperatura depois de uma quinta-feira que deve ter maior aquecimento no estado gaúcho.

Não se trata de uma massa de ar frio tão forte como a que ingressou no último domingo e foi responsável por provocar geada em algumas cidades, mínima abaixo de zero no Sul gaúcho e trouxe temperatura de apenas 7,5ºC na Grande Porto Alegre. A nova incursão de ar frio deve, além de ser mais fraca, não vir com muito ar seco.

Com isso, a queda da temperatura deverá ser mais sentida nas máximas que nas mínimas por conta da nebulosidade. A incursão de ar frio, ademais, tende a manter a instabilidade com chuva e temperatura baixa em estados como Santa Catarina e o Paraná, que sofrem com chuva excessiva e inundações nesta semana.

Este padrão de mais frio e calor escasso deste mês é consequência de uma alta frequência de incursões de massas de ar frio desde o começo desta primavera, o que era antecipado pela MetSul Meteorologia. A estação já teve início sob muito frio com uma intensa massa de ar polar atípica acompanhada de um ciclone extratropical na costa que foi responsável por uma histórica nevada com acumulação no Planalto Sul Catarinense nas primeiras horas da estação.

Temperatura abaixo da média

A chegada desta nova massa de ar frio vai prolongar até meados da segunda quinzena deste mês este padrão de temperatura abaixo a muito abaixo da média que vem se registrado em outubro. Na Grande Porto Alegre, estação com 38 anos de dados teve a menor temperatura média disparada para os primeiros dez dias do mês na série histórica em outubro até agora muito fora do normal.

Embora a nova queda da temperatura, não deve ser tão acentuada quanto a observada entre o último domingo e a segunda-feira pela menor potência desta massa de ar frio. No Sul gaúcho, onde as mínimas ficaram entre 1ºC e 4ºC em muitas cidades na segunda, desta vez a tendência é de marcas de 6ºC a 9ºC, ainda assim muito abaixo do que é normal para a metade de outubro.

Na Grande Porto Alegre, as mínimas devem ficar entre 10ºC e 13ºC na sexta-feira e no sábado, quando o normal para esta época do ano são mínimas em torno de 15ºC a 16ºC. As máximas igualmente vão ficar abaixo da média novamente depois do aquecimento desta quinta e ainda há possibilidade de voltar a chover no domingo, mantendo as máximas baixas.

Geada

Nesta época do ano, na metade de outubro, incursões de ar frio trazem grande preocupação no campo pelo risco de formação de geada. No começo da semana, as áreas produtoras da Metade Norte gaúcha escaparam em sua grande maioria da geada, mas no Sul e em parte do Oeste gaúcho geou.

Desta vez, conforme as projeções dos modelos, para o alívio dos produtores, a geada deve se limitar mais ao interior do Uruguai, especialmente abaixo do Rio Negro. Além de menos intensa que a incursão do começo da semana, a massa de ar frio que está chegando não será muito seca e parte do Rio Grande do Sul permanecerá com nuvens, o que desfavorece maior resfriamento noturno.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de temperatura e geada neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.