A diferença no aspecto do céu entre o final da semana passada e a tarde desta segunda-feira em Porto Alegre com o céu da capital gaúcha livre da fumaça de queimadas vinda da região amazônica e da Bolívia com o ingresso de uma massa de ar frio e correntes de vento de Sul.
No fim de semana passada, o Rio Grande do Sul esteve por dia com o céu acinzentado pela presença de fumaça de queimadas que ocorrem na América do Sul. O aspecto do céu se transformou em Porto Alegre e em cidades do interior.
A fumaça no final da semana passada foi trazida por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude que origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil, e que avança até o Sul do Brasil e a região do Prata.
No fim de semana, uma frente fria cruzou pelo Rio Grande do Sul trazendo chuva. A MetSul Meteorologia recebeu relatos de chuva preta com precipitação de fuligem de diversas cidades gaúchas, o que ficou evidente na lataria de automóveis.
Na sequência da frente fria, uma massa de ar frio com correntes de vento de Sul, e desta forma com ar limpo de fuligem, ingressou no Rio Grande do Sul e afastou o corredor de fumaça para o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com um ciclone extratropical na costa gaúcha.
Depois de uma manhã de céu nublado e em alguns momentos encoberto com garoa, o tempo abriu durante a tarde em Porto Alegre e garantiu um belo fim de tarde com o céu azulado e livre da presença de fumaça.
A previsão da MetSul Meteorologia é de que a pluma de fumaça de queimadasretorne ao Rio Grande do Sul, em especial na Metade Norte, entre esta terça e quarta-feira com o ingresso de ar quente antes da chegada de uma nova frente fria na quarta-feira.
Após, uma massa de ar seco e frio de alta pressão toma conta do Rio Grande do Sul entre quinta e sexta-feira com temperatura mais baixa e correntes de vento do Sul, o que vai trazer novamente ar livre de material particulado e afastará a fumaça de volta para o Centro do país.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.