Anúncios

Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, com base em modelos numéricos, a chuva mais volumosa vai se concentrar em áreas do Norte e setores do Nordeste do Brasil.

Mapa de chuva no Brasil nesta semana

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).

Na Região Norte, onde transcorre o inverno amazônico com a temporada chuvosa na região, os maiores volumes devem se dar no Amazonas e Pará ao passo que no restante da região os volumes devem variar muito com acumulados altos isolados. No Amapá, a chuva será forte e localmente volumosa por influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Na Região Nordeste, onde mais deve chover será em áreas perto da costa no Norte do Maranhão, Piauí, Ceará e ainda o Rio Grande do Norte por conta da influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Os acumulados podem ser localmente elevados. No restante da região, a chuva é mais irregular com precipitação em maior número de locais na Bahia.

No Centro-Oeste, a chuva diminui em relação às últimas semanas, mas os mais altos acumulados seguem sendo registrados no Mato Grosso e Goiás com grande variabilidade de volumes e isoladamente altos. No Mato Grosso do Sul, a chuva será mais irregular.

Já na Região Sudeste, a chuva também será irregular e com grande variabilidade local de volumes. Os maiores acumulados tendem a se dar nesta semana entre o Sul de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, embora convecção traga chuva localmente forte em outros pontos do Sudeste.

No Sul do Brasil, a precipitação igualmente deve ser irregular nesta semana com muita diferença de volumes de chuva acumulados de um ponto para outro ante a natureza convectiva da instabilidade (pancadas de verão). Com isso, muitas cidades podem ter pouca chuva nesta semana e outras até volumes localmente altos.

Anúncios