Nem parece que estamos quase em novembro. A influência de uma massa de ar frio, que trouxe até neve em diversas províncias da Argentina, com a instabilidade de um centro de baixa pressão, trouxe hoje mais um dia de temperatura muito abaixo da média da época do ano e com chuva em diversas regiões gaúchas.

Porto Alegre teve uma quarta de chuva e frio para a época do ano | ALEX ROCHA/PMPA
Na Grande Porto Alegre, as máximas hoje foram de apenas 17,0ºC em Novo Hamburgo; 17,3ºC em São Leopoldo; 17,5ºC em Viamão; 17,7ºC em Cachoeirinha; 17,9ºC em Gravataí; e 18,0ºC em Sapucaia do Sul.
Em Porto Alegre, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Jardim Botânico, a máxima foi de somente 18,2ºC. Para ser ter uma ideia, a máxima média de junho na estação é de 20,3ºC e a de julho 19,7ºC. Ou seja, a temperatura à tarde hoje na capital ficou abaixo das médias máximas dos dois meses mais frios do ano na cidade.
Na Serra, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas nesta quarta não passaram de 10,1ºC em São José dos Ausentes; 11,4ºC em São Francisco de Paula; 11,8ºC em Caxias do Sul; 12,3ºC em Santa Maria do Herval; e 12,7ºC em Cambará do Sul.
Então, até quando vai a chuva e o frio no Rio Grande do Sul? Pouca trégua haverá da chuva e calorão persistente tão cedo não deve ocorrer, conforme a análise da MetSul Meteorologia.
Muitas nuvens persistem no Rio Grande do Sul nesta quinta com céu nublado a encoberto na maioria das localidades, embora aberturas possam ocorrer em diferentes pontos. Ainda se espera chuva e garoa em pontos da Metade Leste gaúcha, atingindo maior número de locais à tarde. Pode chover, por exemplo, no entorno da Lagoa dos Patos, Grande Porto Alegre, Serra e o Litoral.
A temperatura segue abaixo do normal para esta época do ano com um dia bastante ameno para os padrões de fim de outubro e que, inclusive, começa com frio em diversas cidades. As máximas à tarde sobem um pouco em relação a esta quarta.
No sábado se espera uma maior elevação da temperatura no Rio Grande do Sul e a tarde será mais quente. Ocorre que o aquecimento vai durar pouco. Isso porque depois de uma trégua da chuva na maioria das cidades gaúchas no final desta semana, volta a chover entre domingo e segunda na maior parte do território gaúcho.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
