A chuva no Brasil nos próximos dez dias se concentrará nos extremos Sul e Norte do território nacional, além do litoral da Região Nordeste, indicam os dados analisados pela MetSul Meteorologia.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas. O mapa inclui a chuva de hoje no Sul do Brasil por uma frente fria.

A Região Norte deixou o período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.

Leia tambémPrevisão do tempo: tendência de chuva para dez dias no Brasil

Com isso, a região está sob o chamado verão amazônico que traz uma forte redução das precipitações e tempo mais seco principalmente em áreas mais ao Sul da região da Amazônia Legal.

Sob este cenário, a instabilidade ocorre em locais mais próximos da linha do equador. Por isso, nos próximos dez dias, a chuva se concentrará mais no Norte do Amazonas e do Pará, além de Roraima e Amapá, enquanto no restante da região predomina o tempo seco.

Na Região Nordeste, grande parte da precipitação se concentra perto da costa. Mais para o interior, a chuva é muito irregular. No Oeste da Bahia e no Sul do Piauí e do Maranhão pode sequer chover nos próximos dez dias.

No Centro-Oeste, a tendência para dez dias indica escassez de precipitação. A região está no período do ano da temporada seca que inibe precipitação, sendo comum que algumas cidades passem meses sem registro de chuva.

Leia tambémBolha de calor atingirá todas as regiões do Brasil com até 43ºC

Na Região Sudeste, a temporada seca também se fará sentir nos próximos dez dias com escassez de chuva na maioria das cidades paulistas e mineiras. Chance maior de chover, de forma isolada e pouco, em áreas perto da costa em São Paulo, no Rio de Janeiro, Sul e Leste de Minas, e no Espírito Santo.

Finalmente, na Região Sul, a tendência é de a chuva no período ter maiores volumes no Rio Grande do Sul e baixos em Santa Catarina e no Paraná. Em algumas cidades do Norte paranaense sequer deve chover nestes dez dias. No estado gaúcho, baixa pressão ainda traz chuva amanhã na Metade Leste e uma nova frente fria trará precipitação na semana que vem.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.