A chuva está de volta ao Rio Grande do Sul e, embora ainda não tenha atingido ainda todas as regiões do estado, já trouxe volumes altos em pontos do Oeste, Noroeste e do Norte do estado nas últimas horas com tendência de prosseguir.
De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, os volumes até o final da madrugada desta sexta-feira em suas estações no Rio Grande do Sul somaram 48 mm em Erechim, 40 mm em São Borja, 34 mm em Soledade, 24 mm em Palmeira das Missões, 19 mm em Santa Rosa e São Vicente do Sul, 11 mm em Santo Augusto e 10 mm em Serafina Corrêa.
Já a rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) indicou também até o final da madrugada desta sexta acumulados de 71 mm em Erechim, 31 mm em São Borja, 21 mm em Ijuí, 16 mm em Santa Rosa, 14 mm em Itaqui e 13 mm em Horizontina.
Várias localidades do Oeste, Centro e o Noroeste do Rio Grande do Sul beneficiadas por chuva nas últimas horas sofrem com estiagem com perdas em lavouras de milho e soja, sendo que algumas até decretaram situação de emergência pelas consequências do déficit hídrico.
A excelente notícia é que vem mais chuva e que alcançará cidades que ainda não tiveram precipitação ontem e no começo desta sexta-feira, casos de vários pontos do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul.
Nesta sexta-feira, a chuva atinge a maioria das áreas do estado no decorrer do dia com a instabilidade maior previstas para a tarde e noite de hoje. Isoladamente, a chuva pode ser até forte a intensa com altos volumes em algumas localidades.
Já durante o sábado se espera a manutenção da instabilidade no território gaúcho. Até pode chover de forma isolada em poucos pontos da Metade Sul.
A instabilidade durante o sábado vai se concentrar mais na Metade Norte do estado e localmente pode até chover forte, especialmente no Noroeste e no Norte gaúcho.
No domingo, grande parte do Rio Grande do Sul não deve ter chuva. Pontos isolados apenas podem ter pancadas típicas de verão localizadas, especialmente na Metade Norte, como em pontos do Noroeste e do Norte gaúcho.
Na segunda-feira, por sua vez, volta a chover no decorrer do dia na maior parte do Rio Grande do Sul com as precipitações atuando mais no Oeste, Centro, Campanha, Norte e o Noroeste do estado. Em cidade mais ao Sul e ao Leste gaúcho pode não chover.
Já na terça-feira se espera que grande parte do Rio Grande do Sul registre chuva ao longo do dia, mas pontos do Oeste, da fronteira com o Uruguai e do extremo Sul gaúcho podem passar o dia sem registro de precipitação.
Veja os mapas com as projeções de chuva
Modelos numéricos de previsão do tempo sugerem que vários pontos do Sul do Brasil devem ter precipitação com valores perto e acima da média nesta última semana de janeiro, apesart de que em alguns locais os acumulados não devem ser altos.
Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva para sete dias dos modelos do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), do centro alemão (Icon), do centro canadense (CMC) e do Met Office do Reino Unido (UKMET).

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL
Como se observa, a tendência é de irregularidade ainda nas precipitações no estado gaúcho, mesmo com o retorno da chuva. Haverá uma grande variabilidade de volumes no Rio Grande do Sul com chuva abundante em alguns pontos e escassa em outras.
Conforme as projeções dos modelos, os maiores volumes de chuva no território gaúcho nos próximos sete dias tendem a ocorrer na Metade Norte e em pontos do Oeste do estado. Mais ao Sul e em setores do Leste gaúcho, as precipitações na maioria dos locais devem ter baixos volumes.
Como consultar os mapas de chuva a qualquer hora?
Todos os mapas de chuva deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.