As abóboras, um símbolo do Halloween ao redor do mundo, cuja data é crescentemente popular entre as crianças no Brasil com muitas controvérsias, têm tido a sua produção afetada pelas mudanças no clima, mostram dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e da NOAA, a agência federal de tempo e clima do governo norte-americano.
O outono, definido meteorologicamente no Hemisfério Norte como o período de três meses de setembro a novembro, representa uma estação de transição. O calor do verão dá lugar a dias frescos e agradáveis; as folhas mudam de cor, passando do verde para diferentes tons de amarelo, laranja e vermelho; e a duração da luz do dia diminui. Nessa época do ano, as abóboras começam a decorar muitas casas nos Estados Unidos.
Elas são um símbolo do outono, e a prática de colher abóboras é uma tradição apreciada por muitos nos Estados Unidos. Os norte-americanos decoram as casas com abóboras e flores de outono, como crisântemos, e produtos à base de abóbora (como tortas, sopas e muitos outros) são comuns e encontrados em quase todos os lugares.
As abóboras são produzidas em todos os estados. No entanto, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Illinois é o maior estado produtor, colhendo cerca de 30% de todas as abóboras produzidas no país. Embora Illinois produza a maior parte, cerca de 80% das colhidas são processadas e enlatadas para produtos como purê de abóbora, enquanto outros estados vendem principalmente abóboras frescas usadas para decoração.
Como qualquer outra cultura, decidir quando começar a plantar abóboras pode ser complicado. Para ter abóboras no outono, os agricultores geralmente começam a plantar entre o final de maio e o início de julho, dependendo da localização. Cerca de 120 dias após o plantio, as abóboras são normalmente colhidas.
Apesar de sua casca dura, as abóboras são muito sensíveis às condições climáticas. Geada e congelamento são um dos riscos. Se os agricultores plantarem muito cedo na primavera, quando ainda pode ocorrer temperaturas abaixo de zero, há uma chance de que a planta seja suscetível à geada, o que pode fazer com que a planta morra. Episódios de geada ou congelamento geralmente são menos preocupantes durante o outono, já que as plantas alcançaram a maturidade e os danos são menores.
Se estiver muito quente durante o verão, isso pode fazer com que as plantas murchem ou potencialmente causem a queda das flores da abóbora. Para que as plantas produzam frutos, a polinização precisa ocorrer. No entanto, em dias muito quentes, as flores da abóbora permanecem abertas por períodos mais curtos, afetando a eficácia da polinização.
Se chover muito e o solo ficar extremamente encharcado, isso pode atrasar o plantio na primavera ou a colheita no outono do hemisfério Norte. Condições muito úmidas também podem levar a deficiências de nutrientes, retardar a maturidade da planta e aumentar a chance de desenvolvimento de doenças nas plantas, como o míldio.
Todos esses fatores podem levar a uma produção significativamente menor de abóboras do que o normal. No entanto, condições extremamente úmidas têm o maior impacto na produção de abóbora e geralmente são a principal preocupação dos agricultores em relação ao clima.
Foi relatado que, durante anos muito úmidos, especialmente no final do verão e início do outono, quando as abóboras estão atingindo a maturidade, os agricultores tendem a ver uma redução na qualidade do fruto, menor quantidade de abóboras e um aumento na disseminação de doenças nas plantas.
Embora a produção de abóboras possa variar de ano para ano devido ao clima, houve uma redução visível na disponibilidade de abóbora em 2015. Isso se deveu principalmente a chuvas intensas que afetaram a região do Meio-Oeste dos Estados Unidos durante o período crucial para o plantio de abóbora.
Nos meses de maio e julho, as chuvas foram acima do normal em Illinois, e o mês de junho foi extremamente chuvoso. Junho de 2015 foi o junho mais chuvoso de Illinois, com um total de 239,8 mm de chuva—136 mm acima do normal. Junho de 2015 também foi o segundo mês mais chuvoso de Illinois, perdendo apenas para setembro de 1962 (244,3 mm).
Durante o período de três meses de maio a julho de 2015, Illinois teve uma média de 509 mm de chuva, 209 mm acima do normal, sendo o período de maio a julho mais chuvoso no estado em 130 anos de registro.
As condições extremamente úmidas durante a temporada de plantio alagaram os campos e causaram a propagação de doenças. Eventualmente, quando as condições mais secas retornaram, os agricultores replantaram, mas o dano já estava feito, e o rendimento das abóboras foi muito menor. No geral, isso resultou em uma redução de pouco mais de 50% na produção de abóboras em Illinois.
“As mudanças climáticas tendem a reduzir a disponibilidade e a acessibilidade de alimentos nutritivos, com impactos distribuídos de maneira desigual pela sociedade”, observou o Quinto Relatório Nacional de Avaliação do Clima.
O clima da Terra está aquecendo e, apesar do aumento da temperatura global parecer pequeno, seus efeitos podem ser significativos em nível local. Os Estados Unidos não estão isentos dos efeitos das mudanças climáticas.
A temperatura média anual nos Estados Unidos contíguos aumentou 0,09°C por década desde 1895; no entanto, esse aumento é quase três vezes maior (0,26°C) desde 1981. Enquanto isso, as precipitações nacionais aumentaram 4,3 mm por década desde 1895, sem aumento evidente desde 1981.
Um clima mais quente afetará a produção agrícola, incluindo abóboras, nos Estados Unidos, por meio de mudanças na frequência e intensidade de certos eventos extremos. O Meio-Oeste, conhecido por sua significativa produção agrícola, já está sentindo os efeitos das mudanças climáticas.
A região tem observado aumento de temperaturas, estações de crescimento mais longas e aumento da intensidade e frequência de eventos de chuvas fortes que levam a inundações. O aumento das temperaturas e a mudança das estações de crescimento também estão levando a populações maiores de pragas que podem prejudicar as colheitas e afetar a produção.
Embora as mudanças climáticas estejam afetando muitos aspectos de nossas vidas, incluindo nossa segurança alimentar, os agricultores estão se preparando para mudanças por meio da adaptação agrícola. A adaptação agrícola ocorre quando os agricultores ajustam suas práticas agrícolas para reduzir os efeitos do clima e das mudanças climáticas durante a produção de várias culturas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.