Anúncios

Uma grande mudança no tempo acompanha o deslocamento de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul com a temperatura tendo despencado mais de 10ºC  numa grande reviravolta entre o meio e o final da tarde desta segunda-feira em cidades que enfrentavam forte a intenso calor, mostram dados observacionais consultados pela MetSul Meteorologia.

Parte do estado teve um final de manhã e uma tarde muito quentes nesta segunda. As máximas na rede do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 36,3ºC em Campo Bom; 35,0ºC em Serafina Corrêa; 34,9ºC em São Luiz Gonzaga; 34,7ºC em Santa Rosa; 34,6ºC em Cruz Alta; 34,5ºC em Rio Pardo e Santo Augusto; 34,3ºC em Soledade; e 34,2ºC em Ibirubá.

A frente fria com uma massa de ar frio em sua retaguarda e ar muito quente em sua dianteira acabou por criar um enorme contraste térmico. Às 14h, as estações do órgão federal indicavam 36,1ºC em Campo Bom; 34,0ºC em Porto Alegre e Santo Augusto; 33,6ºC em Santa Rosa; 33,2ºC em Ibirubá; e 33ºC em Rio Pardo.

No mesmo horário; a temperatura era muito baixa para o período da tarde no mês de novembro com 14,4ºC em Livramento; 15,1ºC em Quaraí; 15,7ºC em Dom Pedrito; 17,1ºC em Bagé; e 17,3ºC em Uruguaiana, onde a frente fria já havia chegado.

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média) às 15h de hoje | METSUL

Com a chegada da frente fria em cidades da Grande Porto Alegre e dos vales que experimentavam forte a intenso calor, a temperatura despencou. Na estação de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, a temperatura que no começo da tarde desta segunda era de 34,7ºC tinha declinado no fim da tarde para e 23ºC, uma queda de 11,7ºC. Em Campo Bom, onde fazia 36,1ºC às 14h, a temperatura caiu para 23,1ºC às 18h, declínio de 13ºC.

Em Porto Alegre, na estação de referência do bairro Jardim Botânico, os termômetros acusavam 34ºC às 14h, mas no fim da tarde, às 18h, a temperatura era de apenas 21,6ºC, um declínio de 12,4ºC com a chegada da frente fria que trouxe aumento de nuvens, chuva fraca e vento Sul.

Nesta terça-feira, com o avanço da frente fria pelo Sul do Brasil e o ingresso de uma massa de ar frio na região, a temperatura estará abaixo a muito abaixo da média desta época do ano no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

No Rio Grande do Sul, o dia começa frio no Oeste, Sul e Campanha com marcas de 7ºC a 10ºC em algumas cidades. Na Serra, as mínimas vão se dar no final do dia. Com o ar mais frio atuando, a tarde será bastante agradável e com marcas até 10ºC inferiores às de ontem no mesmo horário em diversas cidades.

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média) às 15h desta terça | METSUL

A temperatura durante a tarde desta terça-feira deve atingir no máximo 20ºC a 25ºC na maior parte do Rio Grande do Sul, muito diferente do dia de hoje que teve máximas perto e acima de 35ºC em diversas localidades. Na Serra, onde hoje Serafina Corrêa foi a 35ºC, vários municípios sequer devem passar dos 20ºC nesta terça.

A temperatura deve cair significativamente nesta terça também em cidades de Santa Catarina e do Paraná, onde nesta segunda-feira muitas cidades anotaram máximas ao redor e acima de 35ºC. A região de Criciúma que hoje foi a 36ºC não deve passar de 25ºC ou 26ºC.

A frente fria vai chegar ao estado de São Paulo. Na capital paulista, o sistema mudará o tempo com chuva e queda de temperatura entre a tarde e noite desta terça e o começo da quarta-feira. A quarta-feira na cidade de São Paulo deve amanhecer com chuva e 15ºC a 16ºC, mas no final do dia pode fazer até 13ºC ou 14ºC em alguns bairros.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.