Anúncios

ADALBERTO ROQUE/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Cuba tenta se recuperar da passagem de um poderoso furacão de categoria 3 que cruzou a ilha nesta semana, destruindo centenas de casas, afetando a rede elétrica do país e danificando outras infraestruturas. Não houve relatos imediatos de fatalidades em Cuba e o furacão Rafael enfraqueceu para uma tempestade de categoria 2 enquanto seguia em direção ao Golfo do México, onde são esperadas fortes chuvas nos próximos dias.

Rafael atravessou a parte ocidental de Cuba na noite de quarta-feira, aproximadamente 75 quilômetros a Oeste de Havana. José Ignacio Dimas, ao voltar para casa após seu turno noturno como segurança, encontrou seu prédio de apartamentos no centro histórico da cidade desmoronado.

“A parede da frente do edifício inteira caiu”, disse José Ignacio Dimas com a voz embargada, enquanto observava os estragos na manhã de quinta-feira. Como muitos edifícios na capital, o prédio era antigo e carecia de manutenção.

Mais de 461 casas desabaram devido ao furacão, informaram as autoridades cubanas. Mais de 283.000 pessoas de todo o país foram evacuadas de suas casas, sendo 98.300 apenas em Havana, segundo as autoridades.

Ruas em toda a região Oeste do país estavam repletas de postes de eletricidade, fios e árvores caídos. Em Havana, os moradores tentavam remover os destroços que conseguiam, mas grandes árvores e postes bloqueavam o trânsito. Preocupados com a possibilidade de alimentos estragarem devido à falta de energia, um grupo de residentes abriu uma cozinha comunitária improvisada.

“Se não trabalharmos juntos como vizinhos, ninguém faz nada”, disse à agência AP Ariel Calvo, que ajudava a remover os escombros na manhã de quinta-feira.

Lázaro Guerra, diretor de eletricidade do Ministério de Energia e Minas, afirmou que a eletricidade foi parcialmente restaurada na região Oeste da ilha e que as unidades geradoras estavam voltando a funcionar. No entanto, ele alertou que a restauração total da energia seria lenta, pois as equipes tomavam precauções de segurança.

ADALBERTO ROQUE/AFP/METSUL METEOROLOGIA

YAMIL LAGE/AFP/METSUL METEOROLOGIA

YAMIL LAGE/AFP/METSUL METEOROLOGIA

No início da semana, Rafael passou pela Jamaica e atingiu as Ilhas Cayman, derrubando árvores e linhas de energia e causando inundações significativas em algumas áreas. As autoridades na Jamaica estão procurando um casal que foi visto pela última vez em um carro levado pelas enchentes, segundo a Rádio Jamaica News.

Rafael deve continuar enfraquecendo enquanto avança sobre águas abertas em direção ao Norte do México, embora o Centro Nacional de Furacões tenha alertado sobre uma “incerteza acima da média” na trajetória futura da tempestade.

YAMIL LAGE/AFP/METSUL METEOROLOGIA

YANDER ZAMORA/ANADOLU/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Enquanto isso, muitos cubanos tentavam reconstruir suas vidas depois da noite de quarta-feira, após semanas difíceis para o país caribenho. Em outubro, a ilha foi atingida por um blecaute geral que durou vários dias devido à crise energética do país, seguido por um furacão que atingiu o Leste da ilha e causou a morte de pelo menos seis pessoas. Os desastres naturais aumentaram o descontentamento já crescente em Cuba em meio a uma crise econômica contínua, levando muitos a buscar migração para fora da ilha.

YAMIL LAGE/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Aulas e transporte público foram suspensos em partes da ilha, e as autoridades cancelaram voos de e para Havana e Varadero. Milhares de pessoas no Oeste de Cuba foram evacuadas como medida preventiva.

Rafael é a 17ª tempestade nomeada da temporada de furacões. A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) previu que a temporada de furacões de 2024 seria significativamente acima da média, com 17 a 25 tempestades nomeadas. A previsão incluiu até 13 furacões e quatro furacões de grande intensidade. Uma temporada média de furacões no Atlântico produz 14 tempestades nomeadas, sete furacões e três grandes furacões.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.