Uma emergência no mar ocorre no Atlântico Sul em meio a condições meteorológicas desfavoráveis com o naufrágio de um navio pesqueiro próximo das Ilhas Malvinas no começo deste semana, informaram as autoridades locais. Há mortos e desaparecidos.
De acordo com um comunicado do governo das Ilhas Falkland (Malvinas), na segunda-feira a Autoridade Marítima das Ilhas Falkland recebeu a informação de que o navio espanhol de pesca Argos Georgia, com 27 pessoas a bordo, estava em emergência e pedia assistência cerca de 300 quilômetros a Leste de Stanley. Na tarde do mesmo dia, a tripulação do navio foi forçada a abandonar o navio.
Desde então, o Governo das Ilhas Malvinas, o Governo das ilhas Geórgia do Sul e das Ilhas Sandwich do Sul, o QG das Forças Britânicas nas Ilhas do Atlântico Sul, a Agência Marítima e da Guarda Costeira do Reino Unido, a empresa de navios de pesca e outros navios de pesca no mar, têm trabalhado em estreita colaboração para apoiar uma missão de resgate.
Ontem, conforme o governo local, 14 tripulantes foram resgatados. Destes, treze foram encaminhados a Stanley e serão avaliados clinicamente pela equipe do King Edward VII Memorial Hospital. Um tripulante foi resgatado por uma das outras embarcações na área e retornará a Stanley posteriormente.
As autoridades das Malvinas confirmaram que até o momento foram recuperados no mar os corpos de nove tripulantes e outros quatro seguem desaparecidos. Os parentes mais próximos foram contatados pela empresa do navio pesqueiro.
Devido às condições meteorológicas previstas e para a segurança dos envolvidos nas operações, foi tomada a decisão de interromper os esforços de busca e salvamento. Será feito um novo esforço de recuperação para encontrar aqueles que ainda estão no mar assim que isso for praticável, disse o governo das Malvinas.
Ventos muito fortes com uma área de baixa pressão são indicados para o mar em torno das Malvinas nesta quinta-feira. Novas áreas de tempestade no Sul do Atlântico vão manter o mar revolto e com vento intenso ainda no restante da semana, prejudicado as buscas e salvamento.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.