Um tornado provocou morte e destruição na cidade de Rome, no estado de Nova York, no Nordeste dos Estados Unidos. O fenômeno ocorreu em meio a uma onda de tempo severo que causou tempestades violentas e outros tornados na região sob uma forte e histórica onda de calor.
As tempestades causaram estragos em vários estados norte-americanos, incluindo Nova York, onde situação de emergência foi declarada devido aos extensos danos causados pelas tempestades e tornados.
Em Canastota (NY), um homem de 82 anos foi encontrado morto após fortes tempestades que deixaram a vila e a cidade de Oneida com graves danos, disseram autoridades do condado de Madison.
Graves danos foram registrados na passassem de um tornado pela cidade de Rome (NY) com telhados arrancados de edifícios da cidade, com inúmeras árvores derrubadas e linhas de energia caídas.
Mais de uma dúzia de edifícios desabaram parcialmente, incluindo a principal igreja da localidade, enquanto outros sofreram graves danos que espalharam destroços pelas ruas da cidade.
Testemunhas relataram que o campanário da igreja de Santa Maria foi destruído e os telhados voaram nas igrejas presbiterianas e católicas ao longo da James Street e de um supermercado próximo. A governadora Kathy Hochul disse que a cidade parecia “uma zona de guerra”.
“Este é o pior desastre que atingiu a cidade nos seus 228 anos de história”, disse Hochul de Rome depois de ver os danos de cima. “A tempestade devastou esta cidade”.
Pacientes e funcionários estavam dentro de centro médico quando o tornado atingiu. A gerente Kimberley Smith disse que a equipe “não teve tempo de reagir” quando o vento aumentou e as janelas foram quebradas. “Peguei meu telefone para verificar qual era o alerta. Assim que peguei meu telefone, todo o prédio começou a tremer”, disse ele.
O condado de Oneida declarou estado de emergência e ordenou que os residentes permanecessem fora das estradas, a menos que fosse necessário viajar. As rajadas atingiram 127 km/h na vizinha Base Aérea de Griffiss enquanto a linha de tempestades passava. Os ventos foram fortes o suficiente para virar avião bombardeiro B-52.
O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos conduziu uma avaliação inicial do tornado, que foi classificado como pelo menos EF-2 com ventos perto de 200 km/h.
Dezenas de relatos de ventos destrutivos vieram de áreas da Pensilvânia, Nova Jersey, Vermont e New Hampshire. No auge da tempestade, cerca de 300 mil clientes estavam sem energia em Nova York e na Pensilvânia.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.