Anúncios

Canadá enfrenta frio excepcional e nevascas neste fim de semana. Alberta teve frio de 50ºC abaixo de zero e Quebec sofre com uma grande tempestade de neve. | DANIEL CRUMP/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Uma incursão de ar polar do Ártico extremamente forte atinge a América do Norte com marcas excepcionalmente baixas nos termômetros e condições de frio perigosas ao ser humano no Canadá e nos Estados Unidos. A massa de ar congelante traz temperaturas de até 50ºC abaixo de zero.

Neste sábado, a temperatura mínima desceu a 50,1°C abaixo de zero na estação de Keg Creek, na província de Alberta. Trata-se do primeiro registro de na casa de -50°C em Alberta no mês de janeiro desde 2004.


Valores de sensação térmica de -50ºC a -60ºC são registrados por mais de 24 horas em Saskatchewan. A temperatura desceu a -46°C em Saskatchewan e despencou a -43°C na província da Colúmbia Britânica.

A temperatura ontem caiu a -12,9°C no Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR), a menor temperatura em janeiro na estação desde os -14,1ºC de 1993. Em dezembro de 2021, o aeroporto da cidade do Oeste do Canadá anotou -15,3°C.


Em Edmonton, a temperatura mínima da sexta-feira chegou a impressionantes 45,9ºC abaixo de zero. Foi a menor temperatura para qualquer mês do ano desde o registro de 46,1ºC em dezembro de 2009.

Metade do Canadá está sob alertas de condições meteorológicas extremas neste fim de semana, após um início de inverno excepcionalmente quente e seco para a maior parte do país. Um vórtice polar do Ártico se aproxima enquanto um ciclone bomba avança dos Grandes Lagos para o Leste canadense com nevascas, sensação térmica extrema por vento de até 100 km/h ou mais e poderosas nevascas.

A Environment Canada emitiu alertas de frio extremo para toda Alberta e Saskatchewan, bem como para grandes partes da Columbia Britânica, Yukon, Territórios do Noroeste e Manitoba. Alberta passa por uma onda de frio brutal esta semana, depois de enfrentar o dezembro mais quente já registrado.

“Algumas das temperaturas que estamos vendo no oeste do Canadá não são apenas incrivelmente frias em comparação com o que vimos recentemente, mas são temperaturas recordes em geral”, disse Wagar.

No Leste, uma grande tempestade de neve atinge partes de Ontário e Quebec, dias depois de já terem sido afetadas por nevascas significativas. Em muitas áreas do Canadá, a semana trouxe a primeira neve expressiva do inverno. A Environment Canada está alertando os motoristas para ficarem fora das estradas, se possível, devido aos ventos fortes trazendo condições semelhantes às de Blizzard com nevasca e vento que reduzirão a visibilidade.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios