Anúncios

Chuva muito intensa isolada pode atingir com temporais vários pontos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais até o domingo, alerta a MetSul Meteorologia | FOTORUA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A MetSul Meteorologia alerta para episódios de chuva forte a muito intensa localizados no Sudeste do Brasil neste fim de semana com risco de precipitações localizadas com volumes extremamente altos em curto período, o que deve provocar alagamentos e inundações repentinas, não se descartando deslizamentos de terra em alguns pontos.

As áreas de maior risco destes episódios de chuva forte a extrema isolados são o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro e o Centro-Sul de Minas Gerais, incluindo as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta sexta e durante o fim de semana.


Uma massa de ar quente e úmida de origem tropical vai estar sobre o Sudeste do Brasil e uma frente fria atuará sobre o oceano com uma área de baixa pressão, estimulando a instabilidade sobre os estados do Sudeste do Brasil.

A chuva já ocorre em alguns pontos de manhã, mas a instabilidade maior ocorre entre a tarde e a noite à medida que o aquecimento diurno por convecção (movimento ascendente do ar) forma nuvens mais carregadas com chuva forte e tempestades em pontos isolados.


A partir do que os dados mostram preocupa o cenário de possibilidade de chuva com volumes extremos em pontos isolados com marcas excessivamente altas de precipitação em curto intervalo, o que necessariamente leva a inundações repentinas e ao risco de deslizamentos, duas situações perigosas.

Trata-se de uma situação de risco tanto em áreas urbanas como rurais. Neste período, turistas devem ter muita atenção com passeios em áreas perto de rios e cachoeiras ante a possibilidade de cabeças d´água com inundação relâmpago.

Os modelos indicam a possibilidade de períodos de chuva forte a torrencial na cidade de São Paulo principalmente nesta sexta e no sábado, sendo que no sábado pode chover a qualquer hora do dia. Na capital fluminense, embora o risco já nesta sexta, chance de maior instabilidade no sábado e no domingo, a qualquer hora.

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada do modelo de alta resolução WRF até 9 h de domingo em que se observa muitos pontos isolados com volumes elevados, desenho típico de diversos episódios isolados de chuva intensa a excessiva.

O risco não se limita a capitais e cidades das áreas metropolitanas e do interior também tendem a ser atingidas por episódios localizados de chuva muito intensa com temporais. Atenção especial com a Região Serrana do Rio de Janeiro, que tem histórico de graves ocorrências por chuva intensa.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios