Anúncios

Noruega enfrenta muita neve e frio extremo desde a virada do ano. Oslo teve neste sábado a menor temperatura em janeiro desde a década de 80. | TOR RIK SCHROEDER/NTB/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O frio não para de estabelecer marcas históricas neste começo de ano na Escandinávia, no Norte da Europa. Depois de mínimas históricas na Suécia e na Finlândia, neste sábado foi a vez da Noruega ter marcas de frio relevantes do ponto de vista histórico com valores extremos.

A temperatura mínima oficial na capital da Noruega, na estação de Oslo-Blindern, baixou a 23,1ºC abaixo de zero no começo deste sábado. Trata-se da menor mínima na estação da capital norueguesa em janeiro desde 1987.


A estação de Oslo tem em sua estatística marcas extremas de -23,2°C em janeiro de 1987; -24,9°C em fevereiro de 1966 e 1985; e -26,0°C em janeiro de 1941 (recorde histórico de mínima).

Outra estação acusou hoje frio ainda mais extremo com -31,1°C em Bjørnholt, apenas 20 quilômetros ao Norte da cidade de Oslo, a temperatura mais baixa já registrada na área desde o começo das medições.


A onda polar atinge vários países da Escandinávia com a incursão de ar extremamente gelado a partir do Ártico.

Suécia e Finlândia registraram as menores temperaturas observadas nos dois países neste século. De acordo com dados de estações meteorológicas oficiais dos serviços nacionais de Meteorologia de Finlândia e Suécia, a temperatura desceu a 44,3ºC abaixo de zero em Enontekiö (Finlândia) e 43,8ºC negativos em Naimakka (Suécia).

As menores temperaturas neste século na Escandinávia são -44.3°C Enontekiö (Finlândia) em 2024; -44.0°C em Storbo (Suécia) em 2001; -43.9°C em Drevsjø (Noruega) em 2001; -43.8°C Naimakka (Suécia) em 2024; -43.6°C em Kvikkjokk-Årrenjarka (Suécia) em 2024; e em Inari & Kittilä (Finlândia) em 2006.

Em Helsinque, capital da Finlândia, as temperaturas atingiram 16ºC abaixo de zero na noite de quinta-feira. De acordo com o Instituto Meteorológico Finlandês, o vento fez com que a sensação ficasse ao redor de 25ºC negativos na cidade.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios