Anúncios

Ondas enormes atingem o Farol de Newhaven e o quebra-mar em Newhaven enquanto a tempestade Henk trazia ventos de até 150 km/h e chuvas torrenciais em grande parte do Sul da Inglaterra | ADRIAN DENNIS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Centenas de avisos de inundação estavam em vigor no Reino Unido nesta quarta-feira, após fortes ventos e chuvas atingirem grandes partes do país, afetando o sistema viário e causando cortes de energia em muitas cidades. O vento atingiu mais de 150 km/h devido ao ciclone extratropical batizado de Henk, no Atlântico Norte.

As rajadas mais fortes da Tempestade Henk foram registradas na tarde de terça-feira na Ilha de Wight, ao largo da costa Sul da Inglaterra, onde o vento atingiu 151 km/h. O vento chegou a 120 km/h no aeroporto de Exeter, ao longo da costa Sul de Devon, conforme informou a agência meteorológica Met Office.


A polícia de Gloucestershire, no Oeste da Inglaterra, informou que um homem na casa dos 50 anos morreu quando uma árvore caiu sobre seu carro durante as tempestades perto de Cirencester.

Na manhã desta quarta-feira, a agência destacou que emitiu 294 avisos de inundação – onde inundação é esperada – e 341 alertas de inundação – onde a inundação é possível – na Inglaterra. Vários moradores tiveram que ser evacuados de barcos no rio Nene, perto de Northampton, a 100 quilômetros ao Norte de Londres, devido à elevação das águas.


Oito avisos de inundação e 32 alertas de inundação estavam em vigor no País de Gales, além de um aviso de inundação severa, indicando perigo de vida, disse a Natural Resources Wales.

Segundo a Energy Networks Association, um órgão setorial de fornecedores de gás e eletricidade, cerca de 10.000 clientes estavam sem energia. A National Highways, que opera e mantém autoestradas e principais rodovias na Inglaterra, noticiou que várias estradas principais estavam fechadas devido a inundações.

A organização alertou que, com mais chuva prevista em várias regiões ao longo do dia, algumas estradas permaneceriam fechadas por várias horas. As empresas ferroviárias também alertaram os passageiros que os serviços seriam interrompidos, pois os fortes ventos derrubaram árvores sobre as linhas férreas.

A Escócia e o Norte da Inglaterra, em particular, foram atingidos no final de dezembro pela Tempestade Gerrit, que resultou na morte de três homens quando o carro deles caiu em um rio. O começo do inverno é muito tempestuoso nas ilhas britânicas.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios