Anúncios

Homem sai do mar gelado após nadar no inverno em Helsinque, Finlândia. A Finlândia enfrenta onda de frio extremo com marcas de até 40ºC abaixo de zero. | VESA MOLANEN/LEHTIKUVA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Frio extremo, mesmo para os padrões locais, atinge neste começo de ano alguns países nórdicos, como Finlândia e Suécia. A temperatura chega a valores de 40ºC abaixo de zero pela massa de ar frio excepcionalmente forte que é proveniente do Ártico e chegou ao Norte da Europa.

O frio intenso e a neve causaram problemas e transtornos no transporte em toda a região, incluindo na Noruega, onde uma importante rodovia no Sul foi fechada devido às condições meteorológicas e as operações de balsas foram suspensas. Operadores de trens suecos relataram problemas substanciais no tráfego ferroviário no Norte ártico devido à onda polar.


Nikkaluokta, uma pequena vila habitada pelo povo indígena Sami no Norte da Suécia, registrou uma temperatura de 41,6ºC negativos nesta terça-feira de manhã, conforme relatado pela emissora pública sueca SVT.

“O tempo continuará bastante frio”, disse o meteorologista da SVT, Nils Holmqvist. O Instituto Meteorológico e Hidrológico Sueco relatou temperaturas de -30ºC em várias localidades do Norte da Suécia e emitiu um aviso de neve e vento para o Centro e o Sul do país.


Com mínima 43,0°C abaixo de zero, Kvikkjokk-Årrenjarka igualou seu recorde mensal (mesmo valor em 1918) e teve a temperatura mais baixa em janeiro na Suécia desde o histórico mês de janeiro de 1999, quando fez 49,0°C abaixo de zero em Karesuando, recorde nacional de frio.

Na vizinha Finlândia, a menor mínima até agora neste inverno foi registrada na cidade de Ylivieska, no Noroeste, onde as temperaturas caíram a 37,8ºC abaixo de zero nesta terça. Meteorologistas locais projetam até 40º C negativos em partes do país durante a semana.

As temperaturas na capital finlandesa, Helsinque, podem descer a 20ºC abaixo de zero. Na cidade norueguesa de Arendal, no Sul, autoridades anunciaram o fechamento de escolas na quarta-feira devido à impossibilidade de limpar as calçadas a tempo de as crianças chegarem à escola com segurança.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios