Anúncios

A primeira imagem do planeta pela visão do nosso hemisfério em 2024. O registro é do satélite meteorológico GOES-16 que cobre o continente americano e parte da África. A imagem é do começo da tarde desta segunda-feira com a luz solar iluminando grande parte do hemisfério.

NOAA/NASA

Na América do Sul, conforme se observa na imagem de satélite, há muitas nuvens sobre grande parte do continente, como é comum nesta época do ano com o ar tropical quente e úmido que gera instabilidade em maior número de locais e nuvens carregadas mais da tarde para a noite.


Destaca-se na imagem uma frente fria que se estende até o litoral do Sudeste do Brasil e que tem ar frio na retaguarda, responsável pelas baixas temperaturas do fim de semana no Rio Grande do Sul e cujos ventos geraram a ressaca do mar dos litorais do Sul ao Sudeste do Brasil.

No Hemisfério Norte, há uma longa frente fria que se estende do Atlântico Norte até o Caribe com o ar polar do ártico que se deslocou pelos Estados Unidos nos últimos dias do ano depois de um Natal com temperatura muito alta em muitos estados norte-americanos.


A temperatura, porém, está acima da média na maior parte dos Estados Unidos neste primeiro dia do ano com frio no estado da Flórida, no Sudeste norte-americano. Miami estava com apenas 21ºC no começo da tarde, hora local.

No Meio-Oeste norte-americano e no Canadá há muitas nuvens baixas, com nevoeiro em diversos pontos, com a atuação de um centro de alta pressão que está sobre a região dos Grandes Lagos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios