Anúncios

Uma massa de ar frio trouxe temperatura baixa para esta época do ano na madrugada desta terça-feira no Rio Grande do Sul. Um dia após o Natal, muitos gaúchos acordaram com temperatura mais próximas do que se observa no começo do outono do que nos primeiros dias do verão.

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média) projetada para a manhã desta terça pelo modelo Icon | METSUL

A temperatura baixa foi consequência da atuação de uma massa de ar mais frio que foi impulsionada pelo ciclone que se formou na costa durante a segunda-feira. Os ciclones extratropicais nada mais são que centros de baixa pressão que se aprofundam com o encontro de massas de ar quente e frias.


De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologias, as menores temperaturas no Rio Grande do Sul nesta terça foram de 10,2ºC em São José dos Ausentes; 11,0ºC em Canguçu; 11,1ºC em Vacaria; 11,2ºC em Cambará do Sul; 12,1ºC em Jaguarão; 12,2ºC em Livramento; 12,3ºC em Bagé e Canela; 12,4ºC em Encruzilhada do Sul; 13,0ºC em Caçapava do Sul; 13,1ºC no Chuí; 13,4ºC em Quaraí; 13,5ºC em Bento Gonçalves; e 13,7ºC em Dom Pedrito.

Já estações automáticas particulares acusaram mínimas de 9,7ºC em Pinheiro Machado; 10,1ºC em Herval; 10,5ºC em Bom Jesus; 11,1ºC em Vacaria; 11,2ºC em Caxias do Sul; 11,4ºC em São Francisco de Paula; 11,7ºC em Rolante; e 12,4ºC em Gramado.


O frio, porém, não vai se limitar à madrugada de hoje. O tempo aberto com perfil seco da atmosfera vai favorecer queda novamente acentuada da temperatura e mínimas baixas para esta época do ano outra vez na madrugada desta quarta-feira.

A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica a possibilidade de mínimas nesta quarta de 5ºC a 7ºC em baixadas dos Campos de Cima da Serra, ocasionalmente até mais baixas em alguns pontos. Várias cidades da Serra devem amanhecer com 9ºC a 11ºC. No Sul e na Campanha, a temperatura voltará a cair a valores entre 11ºC e 13ºC. Na Grande Porto Alegre, a quarta-feira pode começar com 14ºC ou 15ºC em alguns pontos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios