Anúncios

Granizo que caiu nesta tarde no Noroeste gaúcho | RB NOTÍCIAS/REPRODUÇÃO

A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre temporais no Rio Grande do Sul durante as próximas horas e que, localmente, podem ser fortes a severos com potencial de danos por vento (vendavais) e queda de granizo de variado tamanho. O risco de tempo severo atinge a maioria das regiões gaúchas.

Os temporais já tiveram início no interior. Fortes a intensas áreas de instabilidade se formaram a partir do começo da tarde na Metade Oeste gaúcha, assim como os modelos de previsão do tempo indicavam, provocando as primeiras tempestades.


Houve temporais no Noroeste do Rio Grande do Sul com queda de granizo até de grande tamanho. De acordo com o portal RB Notícias, temporais foram relatados em municípios como Santo Antônio das Missões e São Luiz Gonzaga.

Os temporais se formam numa atmosfera quente e úmida com acentuada convecção. O ar mais quente e, portanto, mais leve ascende na atmosfera e, com a umidade, forma nuvens de grande desenvolvimento vertical que são capazes de gerar chuva forte e temporais.


A tarde é muito quente e abafada no Rio Grande do Sul. Até 15h, a temperatura tinha passado de 35ºC em cidades do Noroeste e dos vales, inclusive no setor Norte da Grande Porto Alegre. Os termômetros marcavam até 37ºC na região de Santa Cruz do Sul.

Com a atmosfera muito quente e úmida, a instabilidade é significativa. Um dos principais índices de instabilidade atmosférica, o CAPE (Convection Available Potential Energy), tem valores de 2.500 J/Kg a 3.000 J/Kg, condizentes com o risco de fortes temporais isolados.

METSUL

As imagens de satélite mostram que a instabilidade que se formou no Oeste ganha força e se desloca no sentido Leste do estado. Às 16h, as nuvens carregadas já alcançavam cidades do Centro do Rio Grande do Sul.

Nas próximas horas, o risco é maior em cidades do Norte e da Metade Leste do estado à medida que as nuvens avançam. Isso inclui o Planalto, o Centro gaúcho, os vales, a Grande Porto Alegre, a Serra, Alto Uruguai, e áreas do Sul gaúcho ao Norte de Pelotas. Não se antevê risco para o extremo Sul do estado.

Alerta-se para o risco de chuva localmente forte a intensa de curta duração com chance de acumulados muito altos de precipitação localizados em alguns municípios, condição comum em nuvens de maior desenvolvimento vertical formadas pelo calor nesta época do ano.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios