Anúncios

O fim de ano será marcado por um aumento da chuva no Nordeste do Brasil com altos volumes em pontos da região. A tendência é de chuva mais frequente e de pancadas até localmente fortes a torrenciais à medida que a umidade deve aumentar na região e vai interagir com o ar quente para produzir as precipitações.


O mapa acima mostra o acumulado de chuva previsto para dez dias para o Nordeste do Brasil a partir dos dados do modelo meteorológico europeu em sua saída da 0Z desta quarta-feira. O modelo está disponível para a consulta do assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

No estado da Bahia, os maiores acumulados de chuva devem se dar entre hoje e amanhã com precipitações fortes em diferentes cidades. A cidade de Salvador tem risco de chuva por vezes forte tanto nesta quarta como amanhã. Na sequência, até o fim do ano, o sol aparecerá com nuvens e a chuva será mais esporádica na capital baiana.


Na maior parte do Nordeste, a instabilidade diminui entre os dias 23 e 26, embora ainda sejam previstas pancadas passageiras e isoladas em diversos estados da região, como o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Nos últimos dias do ano, com influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), a instabilidade volta a aumentar mais ao Norte da região com pancadas mais frequentes e localmente fortes em áreas do Maranhã, do Norte do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

O período entre o Natal e o Ano Novo deve ter chuva bastante frequente e por vezes forte, por exemplo, na cidade de Fortaleza. A chuva em alguns momentos pode ser intensa e com risco de alagamentos. Em Natal, recentemente atingida por evento de chuva extrema, a instabilidade maior ocorre entre hoje e amanhã assim como entre os dias 25 e 28.

Em Recife, a instabilidade é maior entre hoje e amanhã com chuva localmente forte. Nos próximos dias e no decorrer da semana que vem, a instabilidade será mais esporádica com a tradicional alternância de sol, nuvens e pancadas de chuva pelo ar tropical quente e úmido.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios