Anúncios

Período que antecede o Natal deve ter chuva isolada de verão frequente em vários estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. São Paulo e Rio de Janeiro devem ter predominio do tempo firme até sábado na maioria das cidades. | CRIS FAGA/NURPHOTO/METSUL METEOOOLOGIA

Uma massa de ar quente e úmida de características tropicais vai predomina no Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil nos próximos dias e durante o feriadão de Natal. O efeito será produzir tempo abafado com chuva frequente nestas regiões, embora muito irregular na distribuição especial em algumas áreas.

Os estados do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste têm chance de chuva na maioria ou em todos os dias, conforme a unida da federação, até o começo da semana que vem. A instabilidade deve ser mais frequente principalmente no Centro-Oeste e em Minas Gerais.


Com o ar quente e úmido, pontos isolados devem ter chuva localmente forte a intensa com elevados volumes em curto período, mas são casos pontuais e ocorrências com caráter localizado e não generalizado. A chuva forte, por exemplo, pode atingir apenas parte de uma cidade.

Outra característica dos próximos dias é a distribuição bastante irregular da chuva. Haverá dias em que as precipitações atingirão poucas cidades do Sul e do Sudeste, mas em outros a instabilidade provocará chuva na maioria das cidades. A instabilidade vai se intercalar com momentos de sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade.


Onde mais deve chover até o final desta semana será em pontos do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, com acumulados de 100 mm a 200 mm, especialmente em setores do Centro para o Norte do estado mineiro. No estado de São Paulo, a chuva tende a ser mais escassa e as pancadas são muito mais isoladas, o que deve fazer com que algumas cidades sequer registrem precipitação.

Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva dia a dia do modelo meteorológico do Centro Europeu (ECMWF) de hoje até o domingo. Chamamos atenção que estas são projeções de computador (não previsão final) e meramente ilustrativas do cenário, assim que, pelo caráter isolado devido a ser instabilidade de verão por calor e umidade, é possível que sequer chova em pontos para o qual o modelo indica precipitação.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, tanto hoje como amanhã os dias são de nuvens e aberturas de sol com chuva localizada no estado. Na sexta, a instabilidade atinge maior número de pontos da tarde para a noite com chuva principalmente na Metade Norte. No fim de semana, o ar quente e úmido novamente provoca períodos de chuva em diversas regiões gaúchas.

Em Santa Catarina e no Paraná, o cenário é parecido. Tanto hoje como amanhã e na sexta, o sol aparece com nuvens em algumas cidades enquanto em outras se espera o predomínio da nebulosidade. A chuva cai em baixo número de localidades. Da tarde para a noite de sábado, porém, se espera precipitação em maior número de municípios dos dois estados.

No Sudeste, o sol predomina em São Paulo nesta segunda metade da semana e não chove na maioria dos municípios. Ocorrem apenas pancadas muito isoladas e que vão se dar principalmente mais ao Norte paulista, perto de Minas Gerais. Nas demais áreas do estado, instabilidade apenas por demais isolada. No domingo, ao contrário, pancadas de chuva vão se dar em maior número de pontos, sobretudo da tarde para a noite, mas ainda assim a chuva será irregular não alcançará todos os municípios paulistas.

Na cidade do Rio de Janeiro, o tempo firme predomina até o começo da semana que vem com dias de sol e muito calor. Qualquer instabilidade será passageira e localizada, se dando principalmente no fim da tarde ou à noite, mas, no geral, o tempo firme tende a predominar.

Se pouca chuva é esperada nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o mesmo não pode ser dito para Belo Horizonte. Entre esta quinta e o começo da semana que vem a instabilidade vai predominar na capital mineira com muita chuva e que, por vezes, pode ser forte a torrencial com risco de temporais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios