Grande parte do Rio Grande do Sul amanhece com sol, mas as horas com tempo aberto estão contadas. A imagem de satélite das sete da manhã mostra áreas de instabilidade que se formaram na madrugada e já trazem chuva para o Oeste gaúcho.

A MetSul reitera o alerta de um quadro de forte instabilidade no Rio Grande do Sul neste fim de semana que pode trazer chuva volumosa para várias regiões do Estado, além do risco de alguns temporais isolados.

No decorrer do dia as áreas de instabilidade agora no Oeste crescem e se espalham pelo território gaúcho, atingindo a maior parte do Estado até o fim do dia. Alguns dados só indicam chuva em Porto Alegre no começo do domingo, mas nosso modelo WRF segue apontando que a partir do fim da tarde já não se pode mais garantir tempo firme na Capital.

Os acumulados de chuva entre este sábado e o domingo podem ser altos em diversos pontos do Centro, Oeste e o Noroeste gaúcho com 50 mm a 100 mm, não se descartando mais de 100 mm em algumas cidades. O WRF chega a indicar algumas áreas muito isoladas com mais de 150 mm na saída da madrugada deste sábado.

Os dados analisados ainda sugerem o risco de temporais isolados com vento ou queda de granizo, especialmente nas regiões Central, Missões e no Noroeste. O risco de granizo é alto em pontos localizados destas regiões.

Apesar de chuva ainda em várias regiões no início do dia, o tempo melhora em grande parte do Rio Grande do Sul ao longo do domingo. Já de manhã o sol aparece no Oeste e no Sul gaúcho. No decorrer do domingo, a frente avança por Santa Catarina e o Paraná com chuva localmente forte e temporais isolados.