Temporais com granizo que começaram na tarde deste sábado deve prosseguir agora à noite e ainda durante a madrugada, alerta a MetSul Meteorologia. Temos relatos de queda de granizo em vários municípios do Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul assim como na província argentina de Misiones. Em Candido Godói, Noroeste gaúcho, pedras de gelo de grande tamanho provocaram danos e o granizo chegou a acumular, mostram fotos e vídeos recebidos pela MetSul nas suas redes sociais.

O risco de granizo agora à noite e na madrugada é maior no Noroeste e no Norte gaúcho, sobretudo nas Missões, Alto Jacuí, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra e Aparados. Já no Centro do Estado o risco é menor e qualquer ocorrência será mais localizada no deslocamento da frente fria. No Sul e no Oeste gaúcho, onde já esfriou bastante desde a tarde, a chance de granizo a partir de agora é remota. O Oeste de Santa Catarina e do Paraná também têm risco acentuado de granizo nas próximas horas por estarem, assim como o Norte gaúcho, ainda sob a influência da massa de ar quente e muito instável que precede a chegada da frente.

Nestas áreas com maior probabilidade do fenômeno agora à noite e na madrugada deste domingo não se pode afastar a possibilidade de que isoladamente possam se dar novas ocorrências de granizo de médio a grande tamanho com danos. A presença de ar quente na Metade Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e no Paraná explica o risco maior do fenômeno nestas regiões. A atmosfera aquecida e muito instável favorece a formação de nuvens muito carregadas que trazem granizo. No decorrer do domingo, à medida que avança uma massa de ar frio e o tempo começa gradualmente a melhorar, cessa o risco de temporais.