Anúncios

Uma semana em dois tempos no Sul do Brasil. Passada a frente fria que trouxe chuva forte, raios, rajadas de vento e granizo até grande para a parte meridional do país entre o sábado e este domingo, o sol predomina na região a partir desta segunda-feira com uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica. As madrugadas de segunda e da terça serão as mais frias da semana com possibilidade de geada em muitas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Já deve gear nesta segunda, mas será durante a madrugada da terça que a geada será mais ampla no Sul do Brasil. Não descartamos que a temperatura possa cair a -2ºC ou -3ºC nos Aparados da Serra do Rio Grande do Sul com mínimas ainda menores no Planalto Sul Catarinense, onde poderia fazer até -4ºC ou -5ºC. A maioria das cidades gaúchas deve ter mínimas entre 0ºC e 5ºC com registro de marcas negativas em algumas. Veja no mapa a projeção de probabilidade de geada na madrugada desta segunda-feira no Sul do Brasil, conforme o modelo canadense.

 

O segundo tempo. Na quarta-feira, a madrugada ainda será fria, apesar de mínimas mais altas. As máximas à tarde, porém, devem se elevar acentuadamente. Ar mais quente ingressa no Sul do Brasil e as tardes de quinta, sexta e sábado devem ser de temperatura elevada para agosto, com previsão de marcas até acima de 30ºC em algumas cidades. Veja os meteogramas para as cidades de Porto Alegre e Curitiba a partir do modelo ETA.


 

O tempo seco ainda predomina na segunda metade da semana no Sul do Brasil, apesar do forte aquecimento. O que se espera é que haja ingresso de nuvens na região e ainda se registrem bancos de nevoeiro ou cobertura de nuvens baixas em algumas cidades durante parte do dia em razão de inversão térmica pelo ingresso de ar quente em altitude.

 

Anúncios