Anúncios

Temperatura alta quebra sucessivos recordes históricos neste outono na cidade de São Paulo | BRUNO ESCOLASTICO SOUSA SILVA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

São Paulo experimenta um mês de junho quente com tardes de temperatura muito alta para esta época do ano e a tendência é que as marcas sigam muito acima do normal de junho com escassez de chuva ainda por um longo período.

As máximas oficiais até agora em junho na capital paulista foram de 24,9ºC no dia 1º; 26,0ºC em 2/6; 25,5ºC em 3/6; 20,3ºC em 4/6; 24,3ºC em 5/6; 25,8ºC em 6/6; 27,3ºC em 7/6; 28,1ºC em 8/6; 28,0ºC em 9/6; e 28,3ºC em 10/6.

Assim, somente dois dos primeiros dez dias de junho tiveram temperatura máxima inferior a 25ºC na estação do Mirante de Santana, na zona Norte da cidade de São Paulo, onde a média máxima histórica de junho é de 22,9ºC.

A temperatura média máxima dos primeiros dez dias do mês na estação do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 25,6ºC, ou seja, as máximas no primeiro decêndio de junho ficaram 2,7ºC acima da climatologia histórica.

Este mês de junho até agora muito quente ocorre na sequência de um mês de maio em que as médias mínima e máxima na cidade de São Paulo foram as mais altas desde o começo das observações no Mirante em 1943.

Com média de 27,3 °C, as temperaturas máximas fecharam maio 3,9°C acima da normal climatológica de 23,4 °C, recorde por larga margem que bateu os meses de maio mais quentes anteriores que tiveram média máxima de 25,6ºC, em 1984 e 2019.

Mas não apenas a média máxima foi recorde em maio. A estação oficial da cidade de São Paulo teve no dia 5 a maior máxima já observada em maio desde o começo dos dados com 32,8ºC, batendo a maior marca anterior no mês de 31,7 °C, em 3/5/2001.

Os recordes de maio prosseguem. A capital paulista anotou a maior média das mínimas em maio desde o começo das observações em 1943 com 18,2°C, 3,5°C acima da climatologia histórica, superando o recorde de 17,2°C, de 2019.

E novos recordes podem ser batidos na cidade de São Paulo. O recorde de máxima para o mês de junho na cidade é de 28,8ºC. De acordo com a previsão da MetSul, é bastante factível que esse recorde possa cair nos próximos dias.

Isso porque o calor à tarde para esta época do ano vai prosseguir ainda por muitos e muitos dias. Os dados analisados pela MetSul apontam para temperaturas altas a muito altas para junho ao menos até o dia 20 deste mês.

As máximas ao longo dos próximos dez dias devem ficar, em média, entre 26ºC e 28ºC, sendo que em alguns dias podem ficar na casa dos 29ºC ou mais, logo quebrando o recorde histórico de máxima de junho.

A persistência do calor fora de época virá acompanhada do padrão de chuva escassa sob um bloqueio atmosférico. Não há indicativo de chuva significativa para a capital paulista até os dias 19 ou 20 deste mês, podendo o período seco e quente se prolongar ainda mais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.