Anúncios

Aeroporto de Palma alagou durante temporal nesta terça | REPRODUÇÃO

O aeroporto de Palma foi obrigado a paralisar suas operações nesta terça devido ao impacto de uma forte tempestade que “impossibilitou a operação em segurança”. Pista e terminal foram tomados pela água da chuva.

Trata-se de uma situação diferente da experimentada pelo Aeroporto de Porto Alegre, cujas operações ficarão suspensas por meses, devido a uma enchente. Na cidade da olha espanhola de Mallorca a causa foi uma chuva típica de verão, embora extrema.

A precipitação chegou a 90 mm com acumulado em apenas uma hora de 45 mm, o que acabou por gerar alagamento na pista e o ingresso de água no terminal do aeroporto espanhol.

As operações aéreas foram suspensas por uma hora e logo aviões voltaram a decolar. Os passageiros eram orientados a consultar as companhias aérea antes de se deslocarem para o aeroporto.

Em comunicado de imprensa, a empresa Aena indicou que trabalha “o mais rapidamente possível para restabelecer a normalidade no aeroporto” e informou que a chuva provocou a ativação do plano de inundações, tanto em alguns acessos ao aeroporto como no terminal.

Foi uma precipitação intensa muito localizada, pelo ar quente e úmido, uma vez que em zonas próximas, como o aeródromo de Son Bonet, a Universidade das Ilhas Baleares ou Portopí, a precipitação acumulada não ultrapassou os 5 mm.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.