Anúncios

Segunda cheia do Rio do Sinos em 50 dias causava alagamentos hoje em Campo Bom | NILSON WOLFF

O nível do Rio dos Sinos começa a se estabilizar no Vale do Sinos. Medição das 18h de hoje realizada pela Defesa Civil Municipal de Campo Bom indicou o rio com 7,18 metros e estável em relação à leitura do período da manhã, cota muito abaixo do pico de 8,58 metros observado na enchente de maio.

A tendência é que o nível do Sinos agora não mude muito em Campo Bom com vazão ainda chegando das nascentes pela chuva das últimas 48 a 72 horas enquanto em Novo Hamburgo deve se estabilizar.

De São Leopoldo até o final da bacia em Canoas o pico da cheia, que está entre Campo Bom e Novo Hamburgo, ainda não chegou. Assim, no final da bacia do Sinos ainda deve se esperar elevação do rio, porém não significativa.

A chuva retorna para a bacia do Rio dos Sinos durante esta sexta-feira, mas os volumes que são projetados pela MetSul Meteorologia a partir da análise de modelos não são elevados na maior parte da bacia.

Onde mais pode chover é no final da bacia, na Grande Porto Alegre e perto dos pontos em que o rio desemboca no Guaíba. Nas nascentes, inclusive, os acumulados de chuva podem ser pouco expressivos.

Assim, a MetSul não projeta grandes mudanças de tendência para o Rio dos Sinos com base nas projeções de chuva para esta sexta-feira. O cenário atual não deve se alterar muito.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.