Anúncios

Prefeitura de Porto Alegre fechou três comportas devido ao efeito do vento Sul quando o impacto do vento já cessava e o nivel do Guaíba já baixava da alta da madrugada | FERNANDO OLIVEIRA

O Guaíba já começou a baixar depois de ter subido acentuadamente no final do domingo e na madrugada desta segunda-feira em cerca de 20 centímetros por efeito do vento que mudou para o quadrante Sul.

No sábado, a MetSul Meteorologia havia prognosticado que entre o fim do domingo e o começo da segunda haveria um súbita elevação do Guaíba por influência do vento Sul, que normalmente eleva o nível entre 20 cm e 40 cm.

O Guaíba já baixou cerca de 8 centímetros desde o pico da madrugada entre 2,70 metros e 2,75 metros no cais. A marca é muito elevada, uma vez que o nível médio histórico de junho é de 1,02 metro e a cota de transbordamento no cais é de 3,00 metros. O valor, entretanto, está muitíssimo abaixo do pico de mais de 5 metros da cheia do começo de maio.

O aumento do nível do Guaíba decorreu no momento inicial, na semana passada dos altos volumes de chuva registrados no Rio Grande do Sul com as cheias de vários rios afluentes. Antes da chuva, o nível chegou a descer a 1,70 metro no cais.

Nas últimas horas, o aumento ocorreu por efeito do vento do quadrante Sul que soprou moderado a forte no Norte da Lagoa dos Patos no final do domingo e na madrugada de hoje, represando o escoamento do Guaíba.

A Prefeitura de Porto Alegre decidiu fechar preventivamente três comportas na manhã de hoje, mas quando o Guaíba já tinha recuado depois do pico do vento Sul do começo do dia e que era previsto há dias.

O Guaíba vai se manter alto pela vazão que ainda chega dos rios contribuintes, porém não se espera um aumento significativo da vazão em relação ao que vem se registrando. Assim, embora siga alto, o Guaíba não deve atingir cotas que ofereçam risco para a parte não insular de Porto Alegre, como o Centro e o Quarto Distrito.

Enfatizamos, como temos feito reiteradamente, que o risco maior é para as ilhas, que terão mais alagamentos neste começo de semana com o nível do Guaíba em cotas acima da cota de alerta de 2,50 metros.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.